Os aprovados no processo seletivo do curso de Fruticultura do Senar – Serviço de Aprendizagem Rural – participaram de aula inaugural nessa terça-feira (14), no Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/SENAR, em Juazeiro, Vale do São Francisco. Esse foi o segundo processo seletivo do curso, que é oferecido na região de forma completamente gratuita, e os 91 alunos serão divididos em quatro turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno.
A superintendente do SENAR BAHIA, Carine Magalhães, participou da primeira aula e falou um pouco sobre a atuação do Sistema FAEB no estado da Bahia, destacando a importância da formação para o futuro profissional. Os alunos também conheceram o corpo docente formado pelo coordenador Pedagógico, Josias Williams e demais colaboradores.
A diretora Mônica Ishikawa apresentou a estrutura e os serviços oferecidos pelo Centro, a metodologia do curso foi detalhada pela coordenadora Técnica do Senar Bahia, Daniela Lago, e os alunos puderam conhecer um pouco do potencial da atividade frutícola no Brasil e no mundo, na apresentação da assessora Técnica do Centro de Excelência, Thyara Ribeiro.
Sobre o Curso – O Curso Técnico em Fruticultura é reconhecido pelo MEC e acontece de forma presencial. Possui carga horária de 1350 h, distribuídas em quatro semestres letivos. As atividades serão realizadas unindo conteúdos teóricos e práticos, mediante a utilização de estratégias diversificadas de aprendizagem.
O mercado de trabalho do Técnico em Fruticultura é amplo. Ele poderá atuar em propriedades rurais, empresas de consultoria na produção de frutas, agroindústrias, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, comércio de equipamentos e produtos agrícolas, cooperativas, associações rurais, entre outros.
Tradição em produção de frutas
O Curso Técnico em Fruticultura está sendo ofertado no Vale do São Francisco, de forma completamente gratuita, justamente por conta da vocação da região, que produz em escala potencial a manga (90% da fruta exportada pelo Brasil); uvas (98%); morangos; maracujá; abacaxi; coco; entre outras culturas
Fonte: Ascom Sistema FAEB