Fórum de Gastroenterologia Equina

Entre os dias 4 e 7 de novembro, Feira de Santana/BA se tornou o centro da medicina equina no país. Realizado pelo segundo ano consecutivo na “Princesinha do Sertão”, o XIX Fórum de Gastroenterologia Equina alcançou um novo patamar e se consolidou como referência no calendário nacional do setor.

O evento marcou a estreia do recém-inaugurado Centro de Excelência em Zootecnia do Sistema CNA/Senar como sede de um encontro técnico de alcance nacional. A iniciativa reforça o papel estratégico da unidade e representa um passo importante para posicionar Feira de Santana como polo de conhecimento e inovação agropecuária.

Estrutura de referência

A infraestrutura do Centro foi unanimemente elogiada por organizadores, palestrantes e participantes. Para Eider Leandro, médico-veterinário e presidente da comissão organizadora, o local foi decisivo para o resultado da edição. “Juntou-se a excelência do evento com a excelência dessa estrutura que o Senar montou aqui em Feira de Santana”.

O professor aposentado da UFMG e fundador do Fórum, Geraldo Eleno, também destacou o avanço. “A iniciativa nasceu para reduzir altas taxas de mortalidade em equinos. Ao longo dos anos, nos tornamos anuais, e nesta 19ª edição testemunhamos organização e instalações que se destacam entre todas as já realizadas”.

Segundo os organizadores, a parceria com o Sistema CNA/Senar foi fundamental para o crescimento do evento. O diretor do Centro, Francisco Sales, destacou a missão da unidade. “Esse Centro foi pensado para receber as principais instituições das Ciências Agrárias e sediar eventos estratégicos para o avanço tecnológico da região”.

Saúde mental em foco

Além da atualização científica, o fórum abordou um tema crescente no meio veterinário: a saúde mental dos profissionais. A iniciativa foi amplamente reconhecida pelos participantes e destacada pelo fundador Geraldo Eleno como um marco inédito.

A diversidade do público reforçou o alcance do fórum. Cerca de 1.800 pessoas, vindas de 19 estados, participaram da programação. A edição também contou com presença internacional, como a estudante hondurenha da UFCG Keidy Bentsaira, que apresentou trabalho científico e elogiou o debate sobre bem-estar profissional. “Somos profissionais que precisam estar bem para seguir cuidando dos animais. Falar sobre saúde mental é fundamental”.

Keidy Bentsaira, estudante da UFCG

Centro consolida protagonismo regional

Para Francisco Sales, receber um evento dessa magnitude tão cedo após a inauguração valida o propósito da instituição. “Somos um polo de conhecimento, pesquisa e inovação para fortalecer a agropecuária da região. Este fórum marca o início de uma trajetória de grandes eventos e parcerias”.

O sucesso do XIX Fórum de Gastroenterologia Equina reforça o protagonismo de Feira de Santana no mapa do agronegócio regional e posiciona o Centro de Excelência do Sistema CNA/Senar como infraestrutura estratégica para o avanço científico e tecnológico da agropecuária baiana.