O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, foi um dos palestrantes do Instituto WP, neste segunda dia de Bahia Farm Show. Ele dividiu uma mesa-redonda com o assessor especial do MAPA, Carlos Agostin; e com o coordenador geral de apoio às superintendências do MAPA, Oziel Oliveira, e falaram do plano nacional de desenvolvimento das fronteiras agrícolas e das potencialidades do agronegócio no estado.
De acordo com Agostin, o governo federal deve anunciar nos próximos dias o volume do Plano Safra.
O presidente da Federação dos Agricultores do Estado ressaltou a importância do liberação de recurso para desenvolver o setor. “O plano safra é essencial para esse Brasil verde que dá certo. O governo deveria apenas pensar uma forma para ter um plano plurianual, porque quando começa a janela do plantio o produtor não pode esperar: precisa ter a semente, o maquinário, o adubo e todos os insumos”, disse Miranda, destacando outro ponto do Plano Safra: a sustentabilidade. “Nós fazemos uma agricultura e pecuária sustentáveis. Nós somos quem mais preserva no mundo inteiro, os números estão aí para comprovar.
Temos muito como crescer, tanto recuperando áreas como abrindo novas, por isso a necessidade das linhas de crédito”, completou.
Dados apresentados pelos representantes do MAPA dão conta de que o Brasil tem 850 milhões de hectares, dos quais 22% estão ocupados com pasto; 8% com lavoura e 70% com outras áreas. Os números revelam que o agronegócio brasileiro ainda pode crescer substancialmente.
Já Oziel aproveitou o ambiente para anunciar que o MAPA está com um orçamento de R$ 500 milhões para infraestrutura rural. Deste valor, cerca de R$ 100 milhões devem ser alocados na Bahia, para alavancar o setor.
“Eu cheguei aqui trazido pelo caos enfrentado pelo setor agropecuário em 2017. Sabemos da importância dos investimentos para que os produtores rurais não entrem em recuperação judicial. O agro é a ponta de desenvolvimento do Brasil e quanto mais o tornarmos pujante mais crescemos com ele”, ponderou o anfitrião Washington Pimentel.