A prefeita Jadna Paiva Silva se reuniu com o presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Durante o encontro, a prefeita assinou o Termo de Cooperação Técnica entre SENAR, Prefeitura de Medeiros Neto e o Sindicato dos Produtores Rurais, para execução do Programa Despertar em Medeiros Neto.
O Programa tem caráter eminentemente educativo e relevante alcance social, tendo como berço de suas atividades o espaço físico das escolas rurais do Ensino Fundamental da rede pública municipal, em que seus atores são crianças, adolescentes, professores e, indiretamente, os pais, estendendo-se à comunidade.
"A adesão ao Despertar é uma nova possibilidade de melhorar a educação do município e contribuir para a formação profissional dos professores, além de auxiliar no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes”, destacou a secretária de educação de Maria de Lurdes Santos da Silva Souza.
O Despertar faz parte da grade de programas do Senar Bahia há dez anos e desde então tem contribuído para a formação de uma nova consciência ambiental nas crianças da zona rural, introduzindo nas salas de aula conceitos como preservação do meio ambiente, ética e cidadania, trabalho e consumo. "Nossa principal função é manter a criança no campo e fazer com que eles aprendam a valorizar o que tem no campo e não precisar ir buscar nas cidades”, comentou o secretário de Administração de Medeiros Neto.