Mais um vencedor contemplado na “Premiação das fotos Instrucionais” do Senar Bahia. Dessa vez foi o instrutor Crisogno dos Santos, ministrando o treinamento de “Colheita, Beneficiamento, Processamento e Comercialização do Sisal” do programa Agronordeste. Ele ganhou uma nova camisa da entidade para exercer as atividades de instrutoria no decorrer de 2021. “Os produtores que participaram do treinamento têm tradição no cultivo do sisal. Sinto-me orgulhoso de poder fazer parte da família Senar e poder levar qualificação profissional, aumento da produtividade e agregação de valor com técnicas simples” disse o instrutor.

O treinamento foi realizado na cidade de Conceição do Coité, na Fazenda Almas, que pertence ao produtor rural Antônio Marcos e também foi acompanhado pela técnica de campo do Agronordeste, Érika Ramos. Na metodologia de trabalho, foram discutidos a origem da cultura, características econômicas, épocas de plantio e técnicas de colheita, também foram abordadas novas tecnologias de desfibramento, lavagem, secagem e limpeza das folhas. Além de formas de aproveitamento do resíduo e agregação de valor ao produto final. 

 

Segundo a técnica Érika Ramos, o treinamento vai contribuir muito com o crescimento do setor sisaleiro na Bahia. “A capacitação profissional utilizando a experiência do Senar, direcionando a produção para a obtenção de uma fibra de qualidade, com maior peso e consequentemente maior valor, aumentam a renda do produtor e facilitam a tomada de decisão”, disse.

O Agronordeste visa promover a melhoria da gestão e aumento de produtividade e lucratividade de pequenas e médias propriedades rurais, prioritariamente no Semiárido brasileiro, através de prestação de serviços de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), fomento ao empreendedorismo, a inovação e a difusão de tecnologias de gestão e de inteligência produtiva, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável. 

A premiação tem como objetivo contemplar instrutores de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), devidamente credenciados no SENAR Bahia e que no processo ensino aprendizagem se destacaram ministrando treinamento no padrão de excelência exigido pela entidade, seguiremos aguardando novos ganhadores.

Fonte: Senar Bahia