A primeira edição do Congresso Nacional da Carne (Conacarne) começou nesta quinta-feira (18), em Belo Horizonte (MG), e segue até amanhã (19). O evento reúne produtores rurais, lideranças do setor, especialistas e autoridades para debater os rumos da pecuária brasileira.

Na abertura, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, destacou que a qualidade é fundamental para agregar valor à carne brasileira e ampliar sua competitividade nos mercados interno e externo.
A Bahia está representada no Conacarne pelo presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, e pela superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães. A participação da comitiva reforça o compromisso da instituição com a valorização da carne de qualidade e com a difusão de tecnologias e boas práticas na pecuária baiana.

A presença da comitiva baiana no Conacarne reforça o protagonismo do estado na pecuária nacional. Além de acompanhar as discussões sobre qualidade, sustentabilidade e novas exigências do mercado, os representantes da Bahia participam de painéis, reuniões técnicas e trocas de experiências com lideranças de todo o Brasil. O objetivo é levar para os produtores baianos as inovações apresentadas no congresso e fortalecer as ações já desenvolvidas pelo Sistema Faeb/Senar, que incluem capacitação, assistência técnica e projetos de modernização da atividade.

O Conacarne segue com uma programação diversificada, que inclui debates sobre tendências de consumo, novas exigências de mercado, sustentabilidade e inovações tecnológicas. A expectativa é de que os painéis e discussões tragam novas perspectivas para fortalecer ainda mais a pecuária brasileira e ampliar a valorização da carne produzida na Bahia e em todo o país.
