O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e do Sistema FAEB, João Martins participou, neste sábado (29), da cerimônia de abertura da 83ª ExpoZebu, que está sendo realizada no Parque Fernando Costa.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, representou o presidente Michel Temer no evento. Maggi levou uma mensagem de “apreço e respeito do presidente aos produtores de todo o Brasil”.
Em seu discurso, Blairo Maggi comentou a posição do governo sobre o Funrural depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional a cobrança.
Blairo Maggi alertou para a questão retroativa do Funrural. “Se isso acontecer, retroagir aos últimos cinco anos, pelo menos 25% do faturamento bruto da produção seria destinada ao pagamento da contribuição”.
“É preciso amenizar ao máximo o prejuízo do produtor e todo o esforço do presidente Temer está nessa direção”, finalizou.
Na sexta-feira (28), véspera da abertura da 83ª ExpoZebu, a CNA realizou uma série de eventos em Uberaba. O primeiro deles foi a sexta reunião itinerante de sua Diretoria-Executiva e, em seguida, a reunião extraordinária da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte (CNBC).
O último evento de sexta foi a inauguração da nova sede do Sistema CNA, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), além da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), em Uberaba para atender o entorno da região.
A 83ª ExpoZebu, de 29 de abril a 8 de maio, tem expectativa de receber pelo menos 300 mil visitantes, comitivas de criadores de Zebu de pelo menos 30 países, dentre eles Índia, Estados Unidos e Moçambique. Serão mais de 100 expositores e faturamento de R$ 150 milhões, decorrentes de 21 leilões de gado e três shoppings bovinos.
Assessoria de Comunicação CNA