O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, se reuniu na terça (4) com representantes do Fórum Nacional de Integração Agroindustrial de Aves e Suínos (Foniagro), na sede da entidade, em Brasília.
Criado pela Lei da Integração (13.288/2016), o Foniagro é responsável por definir diretrizes que garantam equilíbrio entre agroindústria e produtores rurais na avicultura e na suinocultura para dar segurança jurídica a cadeia produtiva dos dois segmentos.
Na abertura do encontro, o presidente da CNA afirmou que a situação da cadeia produtiva de aves e suínos exige a união de forças para a busca de soluções concretas. “Chegou a hora de buscar racionalidade na discussão. Aqui temos a obrigação de defender os interesses dos produtores”.
Em seguida, João Martins e o vice-presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, aprovaram e assinaram a criação do regimento interno do Fórum. Clique aqui para acessar o documento.
Durante a reunião, os representantes debateram a metodologia do valor de referência para os contratos de integração entre agroindústria e os produtores de aves e suínos. A base de cálculo para a remuneração desses produtores está sendo elaborada por um Grupo Técnico criado pelo Fórum.
“Nesse primeiro momento, nós apresentamos os resultados alcançados até agora com a metodologia, como as planilhas de apoio ao cálculo do custo operacional dos produtores integrados”, disse o assessor técnico da CNA, Victor Ayres.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF) e da Associação Brasileira dos Avicultores integrados (ABAI), Fernando Ribeiro, explicou que quando a metodologia do valor de referência for concluída e aprovada pelo Foniagro, ela será repassada às Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs).
“A avicultura e a suinocultura de cada estado possuem características particulares e cada CADEC será responsável por propiciar uma melhor remuneração ao produtor. Assim, conseguiremos chegar a um método que seja justo para todos”.
Outro assunto discutido no encontro foi a situação do Brasil no mercado internacional de aves e suínos.
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR