“Colocamos o Centro de Excelência em Fruticultura à disposição das prefeituras de Juazeiro e dos municípios vizinhos, e de toda a sociedade da região, para que o espaço seja bem utilizado na difusão de conhecimento, pesquisa, como está acontecendo na Fenagri”. Essa foi a afirmação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, durante a abertura oficial da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2018, na noite de ontem, 11, em Juazeiro, no Vale do São Francisco.
Consolidada como a maior feira da fruticultura irrigada da América Latina, a 27ª edição da Fenagri começou nessa quarta-feira, segue até o dia 14, e toda a programação técnica acontece no Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/Senar.
O presidente da Faeb ressaltou que “é uma satisfação para o Sistema Faeb fazer parte deste grande evento, que é uma referência não só no Vale do São Francisco, mas também para toda a Bahia e no Brasil. Apesar de todas as dificuldades que o país vem passando, o negócio rural como um todo, independente do tamanho, vem ajudando a sustentar economia, a gerar emprego, renda, e a prova disso é esse potencial frutícola que o Vale possui, e está muito bem representado neste evento”.
A Fenagri também conta com exposições de produtos e serviços, e feiras de negócios, que acontecem no Juá Garden Shopping, localizado também no Distrito Industrial, próximo ao Centro de Excelência, às margens da Rodovia Lomanto Júnior (km06). O tema da Feira este ano é “Cultivando sabores e valores do Vale”. O evento é aberto ao público.
Segundo a prefeitura de Juazeiro e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ, organizadores do evento, a Feira deve atrair um público de mais de 40 mil pessoas, durante os quatro dias.
O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, ressaltou o saldo positivo que a Fenagri traz para a economia do Vale, a curto e médio prazo. “Todos os anos em que a feira é promovida, nós registramos cerca de R$ 5 milhões em investimentos, realizados durante o evento e nas negociações que vão surgindo em decorrência disso”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro e coordenador geral do evento, Tiano Félix, enfatizou que a Fenagri não tem fronteiras. “A feira está sendo promovida pelo nosso município, mas ela é um patrimônio do Vale do São Francisco, do Nordeste e do Brasil. Nestes quatro dias, todos estão convidados a visitar os estandes, fazer negócios e participar dos nossos minicursos, seminários, fóruns, palestras e visitas técnicas”.
Participaram do evento os representantes do governo do estado, Aldo Batista e Wilson Dias; o represente do prefeito de Petrolina, Lucas Balalai; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), Paulo Fernandes; os deputados estaduais, Zó, Gika Lopes, Eduardo Salles, Roberto Carlos; a diretora do Centro de Excelência, Mônica Ishikawa; do Senar Bahia o gerente Técnico, Rui Dias e o gerente de Programas, Carlos Rio; o superintendente estadual do Banco do Nordestes, José Gomes da Costa; o gerente regional do SEBRAE, Carlos Cointeiro; entre outros representantes de entidades públicas, privadas, sindicais, sociais e financeiras.
Programação técnica
A programação no Centro de Excelência começou nesta quinta-feira (12) e segue até amanhã (13). Governança dos perímetros irrigados; agroindustrialização; inovação tecnológica; fertirrigação; uso racional do solo e das águas; startup Agrotech; frutas regionais (manga, uva, banana e coco); novas variedades (citros, pera, maçã e caqui); e monitoramento de praga são alguns dos temas que compõem a programação técnica da Feira.
As palestras estão sendo ministradas por profissionais especialistas da Embrapa (Semiárido, Mandioca e Fruticultura, Tabuleiros Costeiros); Uneb Campus III; Abrafrutas; Moscamed; Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI; Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepea; e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA; além de empresas da região.
Fonte: Ascom Sistema Faeb