A Bahia pode ganhar pelo menos mais quatro polos educacionais da maior escola do campo, o Senar. O anúncio foi feito pelo presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, durante a Exposição Agropecuária de Itapetinga, no sudoeste do estado, um dos municípios eleitos para sediar uma unidade regional. Os outros polos serão implantados em Irecê, Miguel Calmon e Itaberaba, com o intuito de impulsionar ainda mais o desenvolvimento rural.

Miranda acredita que a implantação dos polos regionais possa fortalecer e fomentar as atividades agropecuárias em diferentes áreas do estado, proporcionando um suporte mais eficiente aos produtores rurais locais. “Esses polos serão centros estratégicos para a implementação de ações voltadas para o desenvolvimento tecnológico, assistência técnica e gerencial, além de promover a troca de conhecimentos e aprimoramento das práticas agrícolas na região”, disse, ao ressaltar que a entidade já garantiu o recurso para implantação das unidades.

A medida, segundo ele, integra o plano de interiorização das ações da Faeb e do Senar, capacitando cada vez mais pessoas para atuar nas diversas cadeias produtivas. “A Bahia é um celeiro de oportunidades, com diversidade de climas, biomas, solos e culturas. Em cada região deste imenso estado o agro se faz presente, sendo a única fonte de renda de muitas famílias. E os centros de capacitação cumprem o papel de ofertar programas de qualificação voltados ao beneficiamento agroindustrial com o intuito de ampliar, entre o público envolvido, a visão de todas cadeias produtivas, contemplando desde a produção da matéria-prima, a agroindustrialização, o gerenciamento e análise econômica da atividade, a distribuição e comercialização do produto final”, ressaltou.

Atualmente, o Senar Bahia mantém seis centros de capacitação: Feira de Santana, Gandu, Luís Eduardo Magalhães, Senhor do Bonfim, Itamaraju e Juazeiro, sendo este último o primeiro Centro de Excelência em Fruticultura do Brasil.

Dia de Campo – aproveitando a agenda no Sudoeste, Miranda participou de um dia de campo dedicado à cadeia produtiva do leite, no município de Iguaí. O evento, que reuniu cerca de 300 produtores de pecuária leiteira, é fruto da parceria entre o sistema Faeb/senar e Sindicatos da reuniãi e Sebrae, aconteceu na fazenda JRM, uma das propriedades atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Bahia.

Com o intuito de disseminar conhecimento e práticas inovadoras, o evento abordou, em quatro estações, temas importantes como manejo de pastagem; produção de silagem; bem-estar animal e qualidade do leite, focados na higiene na ordenha e a realização de exames laboratoriais, com destaque para inovações tecnológicas capazes de detectar possíveis casos de mastite nas vacas, garantindo um tratamento adequado e a qualidade do produto final.

Também participaram do Dia de Campo o diretor da Faeb, Rui Dias; o gerente do Senar Bahia, Gabriel Menezes; os presidentes dos Sindicatos rurais: Sergio Augusto Barbosa, de Ibicuí; Ademir Orrico Santos, Nova Canaã; José Domingos dos Santos, Iguaí; Antônio Freitas Júnior, Itororó; Oderval Costa, Macarani; Idnal Dias Landim, Itarantim; e Edson Wanderllan Britto, Poções, demonstrando a relevância e o interesse da comunidade local em adquirir conhecimento e aprimorar suas práticas agropecuárias.

Já em Itapetinga, além da Exposição, o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, participou de uma reunião com cerca de 80 técnicos de campo da região sudoeste. Sob a coordenação de Felipe Cabral e com a participação de cinco supervisores, o encontro contou também com a presença do presidente do Sindicato local, Eder Rezende. O objetivo do encontro foi promover um diálogo direto entre os técnicos com o intuito de discutir as ações implementadas no campo e colher sugestões para aprimorar a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) oferecida aos produtores rurais da região.

Comunicação/Sistema Faeb-Senar