Sistema FAEB

Presidentes de federações participam da abertura do Seminário Pecnordeste

Presidentes de federações participam da abertura do Seminário Pecnordeste

Os presidentes das nove federações da agricultura da região Nordeste participaram da abertura do 22º Seminário Nordestino de Pecuária (Pecnordeste), nesta quinta-feira (05), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. 

No seu pronunciamento, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, propôs a criação de um programa de segurança estratégica alimentar animal e chamou a atenção para as fragilidades do setor. 

“O momento não é apenas de comemoração pelas boas chuvas e pela boa produção, mas, principalmente, de avaliação e conscientização das fragilidades que submetem o agronegócio nordestino a tamanha instabilidade”, disse.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Pernambuco (FAEPE), Pio Guerra, que representou o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, destacou as ações da entidade e das Federações de Agricultura do Nordeste para o fortalecimento do agronegócio.

“Somos os maiores produtores de castanha de caju, de cacau, de melão, de manga, de caprinos, de ovinos, entre outros. Somos autossuficientes no Nordeste, somos grandes e integramos a nova imagem que precisa vestir a pecuária brasileira”, afirmou.

Durante a cerimônia, a CNA, o Banco do Nordeste e o SENAR, assinaram um acordo de cooperação para expandir e qualificar o atendimento aos produtores rurais que fazem parte da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Além de Flávio Saboya e de Pio Guerra, os outros sete presidentes das federações da região participaram da abertura: Álvaro Arthur de Almeida (FAEAL), Humberto Miranda (FAEB), Hilton Coelho de Sousa (FAEMA), Mário Borba (FAEPA-PB), Sérgio Bortolozzo (FAEPI), César Augusto Martins (FAERN) e Ivan Sobral (FAESE). A cerimônia também contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e do secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca do estado, Euvaldo Bringel, além de autoridades, lideranças políticas e presidentes de sindicatos rurais da região.

 

Homenagem – O presidente da CNA, João Martins, foi homenageado com a entrega de uma placa em reconhecimento pelo lançamento do Programa Forrageiras do Semiárido, que comemora um ano de execução. A distinção foi entregue ao presidente da Comissão de Desenvolvimento da Região Nordeste, Pio Guerra.

O seminário segue até o dia 7 de julho e tem como tema “A gestão e mercado: o caminho para o fortalecimento da pecuária nordestina”. O evento conta com a participação de nove segmentos do agronegócio cearense: apicultura, aquicultura e pesca, artesanato, avicultura, bovinocultura, caprinovinocultura, equinocultura, suinocultura e turismo rural.

Assessoria de Comunicação CNA com informações da FAEC

Posts Relacionados

plugins premium WordPress