Sistema FAEB

Produção mundial de café foi estimada em 174,3 milhões de sacas para safra 2023-2024

A produção total de café, em nível mundial, prevista para a safra 2023-2024, foi estimada em um volume físico equivalente a 174,3 milhões de sacas de 60kg. Desse total previsto, 96,3 milhões de sacas são de café da espécie de Coffea arabica (café arábica), as quais correspondem a 55,2% do volume mundial, e, adicionalmente, 78 milhões de sacas da espécie de Coffea canephora (robusta+conilon), que equivalem a 44,8% da safra mundial.

Neste mesmo contexto, caso seja feita um ranking dos três países maiores produtores de café do mundo, verifica-se que a safra atual dos Cafés do Brasil, país que é o líder na produção e exportação, além de ser o segundo maior consumidor de café em nível mundial, foi calculada em 54,7milhões de sacas de 60kg, volume que representará aproximadamente 31,4% da safra total mundial, caso tal estimativa se confirme.

Da safra brasileira citada, merece também salientar que, em torno de 37,9 milhões de sacas de 60kg serão da espécie de C. arabica, que equivalerão a 39,3% do total de Coffea arábica a ser colhido em nível mundial. E, em complemento, 16,8 milhões de sacas, da espécie de Coffea canephora, que representarão 21,5% da safra mundial dessa mesma espécie, obviamente, caso tais estimativas se efetivem neste ano-safra. Cumpre

esclarecer que os números e dados da performance da cafeicultura brasileira que estão subsidiando esta análise e divulgação, entre outros destaques de interesse do agronegócio café, constam do SUMÁRIO EXECUTIVO DO CAFÉ – JULHO 2023, o qual é elaborado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola – SPA/Departamento de Análise Econômica e Políticas Públicas/Coordenação-Geral de Políticas Públicas, do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, e divulgado inclusive pelo Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Leia esta ANÁLISE/DIVULGAÇÃO na íntegra na página da Embrapa Café e do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café

Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes. Acesse também todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura no Observatório do Café.

Fonte: Notícias Agrícolas

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress