Na cerimônia de encerramento das turmas teve a premiação dos melhores planos de negócios desenvolvidos por alunos do curso
Foi em clima de comemoração que 93 alunos de quatro turmas do Agro Jovem de Campo Formoso, no Semiárido baiano, encerraram o curso, nesta quarta-feira (20). O fim desta etapa é para muitos o início de um novo ciclo: o ingresso no mercado profissional, como aconteceu com os alunos Iana Eduarda Maciel e Osmar da Silva Júnior, que se destacaram pelo empenho e frequência e foram escolhido para compor o quadro da prefeitura local, como reconhecimento pelo empenho e dedicação aos estudos.
“Fazer parte do curso já foi muito bom, mas ser surpreendida com essa notícia foi ainda melhor. Eu não esperava por isso, mas tinha certeza de que o curso iria abrir portas. Sou extremamente grata ao Senar pela oportunidade criada”, disse Iana.
A capacitação teve duração de dois meses e contou com aulas teóricas e práticas, divididas em quatro módulos: empreendedorismo; inovação, tecnologia e sustentabilidade no Agro; cooperativismo e associativismo; além de mentorias para a elaboração de um plano de negócio. A iniciativa integra o Programa Parceiro, implantado em Campo Formoso oficialmente em 28 de julho, pelo Sistema Faeb/Senar, Prefeitura, Sindicatos e parceiros com o Iagro, Oceb e Sebrae.
“O AgroJovem é uma ferramenta de um projeto maior, que é o Município parceiro, o qual prevê uma série de ações de capacitação, promoção social e empreendedorismo, ações que irão alavancar o setor agropecuário, que tanto contribui para a geração de emprego e renda nesta região”, destacou o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, elogiando o nível dos alunos e dos projetos apresentados.
“Todos são vencedores por entrar e concluir o curso, sobretudo por apresentar trabalhos tão bem elaborados, mas precisamos escolher apenas dois, o que foi difícil para a banca examinadora”, salientou, anunciando os vencedores: o projeto Doce Rainha, de fomento à produção e comercialização do mel, ganhou o primeiro lugar e todos os integrantes da equipe ganharam um notebook. Já o grupo que desenvolveu o projeto Recatingar, de venda de mudas nativas da Caatinga, ficou em segundo lugar e os participantes ganharam celulares.
De acordo com a gerente de promoção social do Senar Bahia, Daniela Lago, dos 98 inscritos no curso 93 concluíram a formação. “Essa turma se destaca não só pelo baixo índice de evasão, como pelo frequência e dedicação dos alunos. Desde o primeiro dia de triagem observamos que os alunos estavam mesmo muito interessados”, destacou
“Somos gratos ao Senar ter nos inserido para fazer parte desse seleto grupo, que escolheu apenas 10 dos 417 municípios do Estado. É uma honra para nós dizer que somos parceiros em um projeto tão importante e inovador como esse, que vai alancar a economia local, potencializando a atividade agropecuária que é tão forte em nossa cidade. Ele veio em momento oportuno para potencializar a produção agropecuária. Tenho certeza de que os resultados das outras ações serão tão positivos quanto estes que estamos presenciando hoje aqui, com esses jovens”, declarou o prefeito.
Respeitando todos os protocolos de segurança, o evento também contou com a presença do superintendente adjunto do Senar Bahia, Edmundo Stiebler; o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Rui Dias; do gerente regional do Sebrae, Geronilson Pereira; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Formoso, João Barreto; do presidente do Sindicato Rural de Senhor do Bonfim, Ivo Santiago; da professora Mariângela, representando a secretária de Educação, Iracy Araújo; do gerente do Banco do Nordeste, Carlos dos Santos; e da agente de Desenvolvimento do Território, Núbia Medeiros, do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismos, Nagy Martins.
Fonte: Ascom Sistema Faeb/Senar