Jovens Rurais de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, se destacaram durante realização do programa AgroJovem, eles concluíram a capacitação após 96 horas do curso, totalmente voltado ao fomento ao empreendedorismo, com o intuito de gerar emprego e renda entre o público atendido.
A cerimônia de conclusão de turma foi realizada nesta quinta-feira (7), na Câmara de Vereadores da cidade, reunindo estudantes, formadores, autoridades políticas e equipe do Senar, realizador do programa, cujo objetivo é envolver os jovens com idade entre 18 e 29 anos no setor agropecuário, através da capacitação, suporte e oportunidade profissional para um futuro promissor no mercado de trabalho.
Durante as ações do programa, os jovens tiveram aulas de Iniciativas de negócios com ênfase em culturas viáveis; Empreendedorismo com ênfase em novos modelos de empreender; Invocação, Tecnologia e Sustentabilidade no Agro e Negócios por aplicativos móveis, além de treinamentos e mentorias para a elaboração de um plano de negócio.
“Muitas vezes, a ferramenta que precisamos está em nosso quintal. E é isso que este programa vem incentivar: a identificar o potencial que temos em nossa localidade e explorar ao máximo, melhorando a nós e a comunidade onde vivemos. Porque antes de conhecer o mundo, precisamos conhecer o nosso quintal, o nosso distrito, o nosso município, para poder dar a nossa contribuição. E vocês são a nossa aposta em transformação, não apenas no setor agropecuário local, mas também nos âmbitos social e econômico”, ressaltou o presidente do Senar Bahia, Humberto Miranda.
O prefeito Helder Campos manifestou a sua satisfação com o resultado programa e falou sobre o grande momento que o município está vivendo. “Hoje é um dia histórico, onde estamos inserindo na sociedade profissionais aptos a empreender no setor que mais cresce e gera oportunidade em nosso município e em todo o País. Destas turmas que concluem hoje saíram projetos incríveis e que já estão sendo colocados em prática”, elogiou.
Premiação – a cerimônia foi palco, ainda, do tradicional reconhecimento aos melhores planos de negócio. Entre oito projetos de variadas cadeias produtivas, o vencedor foi o Fufucas do Licuri, que através da produção e comercialização de biscoitos do fruto, os estudantes tentam resgatar memórias gustativas e afetivas de uma das principais culturas locais.
“Tivemos o cuidado de estudar como seria a extração, o beneficiamento e o manejo sustentável, de forma que trouxesse ganhos a nós e ao meio ambiente, mas também pensamos em resgatar vínculos com os nossos antepassados, já que o licuri já foi a principal fonte de alimentação e renda de muitas famílias”, disse uma das formandas.
A gerente de Educação e Promoção Social do Senar Bahia, Daniela Lago, parabenizou os formandos. “Todos são vencedores em chegar até aqui. Foi uma escolha difícil eleger só um projeto entre tantos bons. Aliás, eu destaco aqui o grau de excelência dessa turma, que se revelou uma das melhores do programa”, ponderou.
O programa AgroJovem em Boa Vista do Tupim foi viabilizado pelo Sindicato Rural de Itaberaba. O presidente Alfredo Bezerra destacou a importância da parceria para a formação de mão de obra qualificada e para a promoção social da região. “São ações como essa que fortalecem a agropecuária regional e impulsiona a economia, através da geração de renda”, observou.
Também participaram do evento o vice-prefeito de Boa Vista do Tupim, Sávio dos Santos; o presidente da Câmara de vereador, João de itajaí; os produtores rurais João Alvin e Hernandes Medrado, e a Secretária Municipal da Agricultura, Edvânia Cerqueira, que foi homenageada pelas turmas.
Fonte: Ascom Senar Bahia