Evento em Feira de Santana marca comemoração de duas décadas de história e quase um milhão de jovens atendidos 

Com auditório lotado, o recém-inaugurado Centro de Excelência em Zootecnia do Senar, em Feira de Santana, foi o palco da cerimônia de celebração dos 20 anos do Despertar. O programa, criado em 2005, tem como principal missão promover a educação voltada à responsabilidade social, à cidadania e à valorização do campo. De lá pra cá, quase 1 milhão de estudantes foram atendidos no estado, mobilizando 200 mil educadores, em mais de 130 municípios baianos.

“Esse foi o primeiro programa de promoção social criado pelo Senar Bahia. E como digo sempre, é um dos mais importantes da sua história até hoje, porque tem a missão de plantar a semente no campo, trazendo o protagonismo para crianças e jovens da zona rural baiana”, ressaltou o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, que foi homenageado pelo coral de vozes do Cron, do Colégio Municipal Ronan Oliveira Mota, de Miguel Calmon, sua cidade natal. Quando era prefeito do município, em 2005, Miranda firmou a primeira parceria com o Senar Bahia, levando o programa, ainda em seu projeto-piloto, ao distrito de Brejo Grande. A semente plantada há 20 anos ainda colhe muitos frutos: Miguel Calmon é a única cidade que está presente de forma ininterrupta desde a primeira edição.

Além dele, a coordenadora do Senar Bahia, Jaqueline Érrico, e a professora Eliana Silva, do município de Miguel Calmon, também foram homenageadas, recebendo a placa comemorativa de 20 anos do Despertar. Jaqueline e Eliana participam e contribuem com o programa desde o início, sendo Eliana parte do quadro de educadores desde o primeiro dia.

Durante o evento, aconteceu ainda a premiação dos melhores do ano do concurso Despertar, que visa valorizar alunos e educadores com a distribuição de mais de 90 prêmios, variando entre celulares e bicicletas. As categorias foram divididas por meio dos anos de ensino, variando entre: Desenho (1º ao 3º ano), Cordéis (4º e 5º ano), Vídeos, divididos entre estudantes e agentes Despertar (4º ao 9º ano), Diários de Bordo/Professor (1º ao 9º ano) e Coordenador Municipal – Ebook. O público presente no auditório ainda pode ouvir e se emocionar com o jovem Samuel Santana, de Itaberaba, que fez uma surpresa aos participantes do evento, declamando uma toada sobre o Agro e o Despertar.

A comemoração contou com as presenças do diretor da Faeb, Rui Dias; da superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães; do superintendente adjunto, Edmundo Franco; do diretor do Centro em Zootecnia, Chico Sales; da gerente de Educação, Daniela Lago; dos gerentes, Gabriel Menezes e Carol Godoy; da gerente geral da Faeb, Fernanda Fernandes e.além da diretoria da Faeb e colaboradores do Sistema Faeb/Senar

Também participaram da cerimônia os presidentes dos Sindicatos Rurais Demétrio D’eça de Nazaré; Daniel Silva; João Batista de Piritiba; Ubiratan Guedes de São Sebastião do Passé; Paulo Silva de Santo Amaro; José Carlos diretor do Sindicato de Santo Amaro; Josenaldo Ferreira de Serrinha, os prefeitos Laercio Júnior de Senhor do Bonfim; Rosa Baitinga prefeita de Teolândia; Cristiano Paixão presidente da Câmara de Teolândia; Jamerson Silva vice-prefeito de Piritiba; Rodinelly Arena Vice-Prefeito de Boa Vista do Tupim;  os  secretários (as) Heide Andrade Secretaria de Educação de São Sebastião do Passé; Alysson Costa Secretário de Agricultura de Teolândia; Maria Edileide Castro Secretária de Educação de Santo Antônio de Jesus; Maria Vilma Secretária de Educação de Boa vista do Tupim; Geisa Novaes dos Santos Secretária de educação de Cruz das Almas; Marilia Regina Secretária de Educação de Seabra; Ana Carla Santos Oliveira Secretária de Educação de Teofilândia; Rosiane Santiago Secretária de Educação de Muritiba; Denise Lima, Secretária de Educação de Quixabeira; Alex Luz Secretário de Agricultura de Piritiba; Lilian Ribeiro diretora do departamento de ensino de Cruz das Almas