Quixabeira foi o único município do Território da Bacia do Jacuípe a alcançar a meta projetada pelo Indice de Desenvolvimento da Educação Báscia (IDEB) 2019, nas séries finais, com 5 pontos. Essa foi a maior nota entre as 15 cidades que fazem parte do Território.

O municipio também foi o único da região a conseguir a nota mínima estabelecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). De acordo com a secretária de Educação de Quixabeira, Gilvanda de Souza, o Programa Despertar contribuiu bastante para esse resultado. “O Despertar é um programa que trabalha vinculado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em cima de competências e de habilidades. Aqui em nosso município, esse programa traz uma inovação muito significativa nas escolas no campo. Com isso,  consegue envolver, além dos alunos, os seus pais e familiares, trazendo uma motivação muito grande para todos nós”, destacou.  

                                               Gilvanda de Souza, secretária de Educação de Quixabeira

Importante ressaltar que apenas o município de Quixabeira conseguiu atingir a nota exigida pelo MEC, 5,0, ficando também numa posição privilegiada no estado.

Fonte: Senar Bahia