Em mais uma edição especial, o Programa Despertar, do Senar Bahia, que atende crianças da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental da zona rural, escolheu os destaques do ano. O evento, que aconteceu em Feira de Santana, premiou os melhores trabalhos de 2018, que teve como tema “Água, cidadania e sustentabilidade”, nas categorias desenho, redação, experiência pedagógica, portfólio e agentes despertar. Manifestações culturais das diversas regiões do estado como cordéis, poesias, repente e corais marcaram o encerramento dos trabalhos.  

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, participou da cerimônia e falou com orgulho do programa. “O Despertar envolve as famílias, os municípios e mexe com o emocional de todos nós que fazemos parte do Sistema. Eu não tenho dúvidas de que esse dia vai ficar marcado para sempre na mente de cada criança que esteve aqui. O Agente Despertar já é um exercício de liderança que eles fazem dentro das comunidades. É importante que esses jovens já comecem desde cedo a exercer essa cidadania do bem, de doação, cooperação e de participação na vida nos locais onde vivem”, pontuou. 

Ele ainda reforçou o papel social desempenhado pelo programa. “A única coisa capaz de mudar o nosso País é a educação. Devemos educar o nosso povo com qualidade, formar cidadãos mais honestos, mais dedicados e que possam ser os nossos líderes no futuro. Para que um dia a gente possa se orgulhar da nova nação que estamos ajudando a fazer”, ressaltou Miranda. 

A Superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, também presente no evento, destacou a evolução do programa ao longo dos anos. “O Despertar foi projetado para levar conscientização ambiental para as crianças e para as comunidades, mas hoje vemos que ele já promove conscientização política, viés musical, dentre outras vertentes culturais, e foi muito além. Agradecemos à nossa equipe, aos coordenadores e aos professores que fazem esse programa chegar a quase 300 mil pessoas do meio rural”.

José Herick Xavier da Silva Lopes, tem 8 anos de idade e foi um dos premiados da categoria desenho. “Quero agradecer a Deus, a minha família por todo amor e apoio, a direção da minha escola e minhas professoras Agda e Norma por abraçar o Programa Despertar e me dar a oportunidade de participar deste concurso. Fiquei muito feliz e satisfeito com os prêmios que recebi e por representar minha escola”.

Claudia Vitória, tem 16 anos e ficou em primeiro lugar na categoria redação.  “Acredito que essa premiação vai fazer muita diferença no meu futuro. Ter ficado em primeiro lugar, me provou o quanto fui e sou capaz de muito mais. Esse notebook vai ajudar bastante nos meus estudos. Agradeço ao programa Despertar pelos ensinamentos e desejo que ele continue por muitos anos na nossa escola.”

Estiveram presentes no evento os presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Santo Amaro, Paulo Silva dos Santos e de Miguel Calmon, José Orlando Pedreira Lima, a deputada estadual, Ângela Souza, além de prefeitos e secretários de educação dos municípios participantes do programa.

Fonte: Ascom Sistema Faeb