O Programa Despertar está realizando desde o dia 25 de Julho a 1° Reunião Regional de Núcleo em 9 municípios do interior do estado. O evento é feito em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais e as prefeituras. A ideia é que nos encontros os coordenadores municipais do Despertar possam fazer uma autoavaliação do Plano de Ação, listando os avanços e o entraves do programa em cada cidade. Na quarta-feira (14), o encontro aconteceu em Itabela.

Durante as reuniões, que já aconteceram nas cidades de Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Itaberaba, Ipirá e Barro Preto, os coordenadores puderam exercitar a construção de experiências pedagógicas inovadoras e sustentáveis por meio de uma oficina prática. Eles também alinharam as principais ações que devem ser executadas no mês de outubro, além de pensarem sobre a participação no Concurso e na Cerimônia de Premiação do Despertar, previstas para acontecer na primeira semana do mês de dezembro, em Feira de Santana. As próximas reuniões acontecem em Cotegipe, Jequié e Camamu.  

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barro Preto, Fernando Botelho, a presença do Despertar no município “tem plantado sementes e transformado vidas por meio de um trabalho contínuo com crianças e jovens, onde são discutidas questões relacionadas a vida do homem do campo, meio ambiente, produção de alimentos e sustentabilidade".

Já Edileuza Ribeiro Oliveira, secretária de educação de Ipirá, afirmou que o programa é de grande importância para a educação do município e que “não tem medido esforços para apoiar as ações do Programa, entre elas, as ações com os Agentes Despertar, que promove o protagonismo infantojuvenil”.

Fonte: Sistema Faeb