O Senar Bahia inovou as suas atividades durante a pandemia e retomou as aulas do programa Jovem Aprendiz, adaptando o ensino teórico ao formato 100% virtual, através das plataformas Google Classroom e Teams. Esse método de ensino passou a ser aplicado em sua totalidade e vem surtindo ótimos resultados entre os jovens e instrutores participantes do programa.

Além disso, a entidade também preparou uma estrutura completa em sua sede para acompanhar as aulas online, com sala equipada com mesas, computadores e acesso à internet, com interação direta e constante nas salas virtuais.

O presidente Humberto Miranda, participou da aula online do município de Barreiras e salientou a importância do primeiro emprego, destacando que o programa cumpre a sua função social de capacitar e inserir jovens no mercado de trabalho: “Essa capacitação é extremamente necessária, tanto para os jovens quanto para as empresas. Nessas plataformas os alunos entram como aprendizes e saem como profissionais, graças à estrutura, aos instrutores e ao método de ensino que o Senar aplica”, garantiu.

Os 282 aprendizes dos municípios de Barreiras, Casa Nova, Eunápolis, Itamaraju, Juazeiro e Luis Eduardo Magalhães, deram continuidade ao curso com as aulas teóricas 100% virtual. Nas cidades de Ibicoara, Mucugê e também em Juazeiro, 158 aprendizes seguem com as aulas práticas nas empresas, respeitando todas as normas e determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos competentes de vigilância sanitária Estadual e Municipal.

O ensino EaD atende a recomendação do Ministério Público do Trabalho, Ministério da Economia/Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e vêm sendo uma alternativa temporária para manter o andamento dos cursos durante a pandemia do coronavírus.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa tem por objetivo incluir, capacitar e promover o desenvolvimento profissional de jovens, oportunizando a formação profissional rural e a capacitação para o ingresso no mercado de trabalho, através de programação elaborada nos termos da Lei 10.097/00.

De acordo com a Superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, o programa iniciou em 2011 e já formou 4.645 jovens na Bahia. “Com a pandemia, tivemos que nos adaptar à realidade atual e começamos as aulas teóricas 100% online. O resultado vem sendo aprovado pelos instrutores e alunos e cada vez mais estamos aperfeiçoando os métodos de ensino para prestar um serviço de qualidade para os nossos jovens aprendizes”, avaliou.

Podem participar do Programa de Aprendizagem do Senar Bahia, jovens com idade entre 18 anos completos e 24 anos incompletos, que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio. Os jovens de baixa renda e de famílias de trabalhador ou produtor rural, têm preferência na seleção do curso.

                                                                                         Fotos dos jovens nas aulas práticas

DEPOIMENTOS (JOVENS E INSTRUTORES):

CLIQUE AQUI 

Fonte: Sistema Faeb/Senar