O programa Jovem Aprendiz, através do Senar Bahia, formou as turmas de 57 jovens do curso Aprendizagem e Olericultura dos municípios de Ibicoara e Mucugê, na Chapada Diamantina, Bahia. A solenidade aconteceu de forma virtual, respeitando as normas e exigências determinadas pela Organização Mundial da Saúde.
As empresas parceiras do programa na região, foram homenageadas pelo Senar Bahia pelos serviços prestados com as experiências práticas dos jovens. Fizeram parte dessa parceria: Agroindustrial F21; Fazenda Progresso Ltda; Fazenda Bom Sucesso; Lavoura e Agropecuária Igarasshi; Fazenda Dois Irmãos; Fazenda Horichapada; Fazenda Muçambé; Pivot 30 Indústria de Vinho Ltda e Shuichi Hayashi. A entidade também destacou o importante apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibicoara, por ter contribuído decisivamente na realização do programa.
O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda Oliveira, falou sobre as parcerias do programa e o papel dos jovens no mercado de trabalho. “Estamos em um momento de crescimento e desenvolvimento do Agronegócio e essa região da Chapada Diamantina tem muitas oportunidades profissionais para todos os jovens que acabam de se formar. Esses jovens estão preparados com a melhor qualificação e com as oportunidades novas de emprego que se abrem no início de suas carreiras profissionais. Agradecemos o apoio e colaboração das nove empresas parceiras e ao Sindicato de Produtores Rurais de Ibicoara, que ajudaram na formação de todos os jovens para ingressarem no mercado de trabalho mais promissor, que é o setor agropecuário brasileiro”.
O representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibicoara, João Franco, parabenizou a formatura e destacou o papel de cada jovem no segmento agropecuário. “Com muita satisfação vejo esses jovens concluindo suas atividades no programa Jovem Aprendiz. Contribuímos com a experiência dessas turmas com muito carinho e atenção. Sabemos dos esforços de cada um, que tiveram dedicação, compromisso e garra para vencer e poder estar realizando esse sonho. Desejamos muito sucesso a todos e sabemos que cada um já está pronto para ingressar no mercado de trabalho”.
O Gerente Técnico do Senar Bahia, Rui Dias Souza, destacou a força dos jovens no programa e o apoio dos parceiros. “Parabenizo a todos vocês, jovens, que agora estão prontos para ingressar no mercado de trabalho. Mesmo nesse momento de distanciamento social, continuaram participando cem por cento das aulas, com toda garra e determinação. Agradecemos as empresas parceiras e ao Sindicato de Produtores Rurais de Ibicoara que foram decisivos na realização desse sonho”.
Geanderson Novais Oliveira, faz parte de uma família de Agricultores e ingressou no programa com o propósito de expandir os seus conhecimentos. “Adquiri experiências para serem utilizadas no meio rural. Com uma metodologia interativa de ensino, o Senar Bahia tinha como um dos seus principais lemas "Aprender a Fazer Fazendo" o que me proporcionou a vivência de executar na prática muito daquilo que foi passado na teoria. Através do programa, cresceu o meu interesse em também me tornar um agricultor e hoje em dia faço alguns investimentos voltados para o agronegócio. Pretendendo, futuramente, implantar algumas culturas, tendo como referência o conhecimento que herdei do Jovem Aprendiz”.
A jovem Camila Mendes de Souza, moradora da zona rural, acabou de terminar o ensino médio e não tinha mais esperanças de ingressar no mercado de trabalho. “Eu enfrentava o desemprego. Todos exigem experiência. Sempre faltou quem nos desse a noção da vida no mercado de trabalho. Daí chegou o Senar, através do Sindicato Rural, produtores e empresas rurais e criou uma visão totalmente diferente do jovem no mercado de trabalho. Juntos, viram a capacidade em cada um de nós e deu oportunidade do primeiro emprego, primeira experiência. O Programa não só mudou a minha vida profissional, mas mudou o meu estado psicológico de achar que não seria capaz de muita coisa. Agora eu vejo que sou capaz de aprender tudo o que eu tenho vontade, de ser uma ótima profissional”.
Camila Costa Figueiredo, sempre quis participar do programa. "Foi uma ótima experiência. Um curso que queria fazer desde muito cedo, mas eu só tinha 16 anos. Pensava em tudo de novo que iria conhecer e aprender, os temas até então desconhecidos. Esperei dois anos e deu certo. Aqui estou. Encantada com as aulas teóricas e com as práticas na fazenda. Se pudesse começaria tudo de novo, com ainda mais dedicação”.
Já a jovem Marine de Souza Paixão, agradece em nome de todos os jovens a oportunidade de estar se formando nesse programa. “Deixo aqui registrado a nossa gratidão a toda equipe Senar, das empresas e do Sindicato Rural. Eles nos acompanharam no decorrer dessa longa caminhada, possibilitando o alcance de nossas metas, colaborando para a formação do nosso caráter profissional. Sendo os pilares que edificaram nossa jornada, onde todas as orientações e conhecimentos nos tornaram fortes e profundos. A semente foi lançada, agora temos que fazer germinar e brotar grandes frutos, profissionais competentes para o mercado de trabalho da Chapada Diamantina”.
O encerramento dessas turmas marcou o sucesso do trabalho desenvolvido pelo Senar Bahia e seus profissionais, para garantir a capacitação e a formação dos jovens. O Programa Jovem Aprendiz Rural, objetiva incluir, capacitar e promover o desenvolvimento profissional de jovens, oportunizando a formação profissional rural, capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho.
Fonte: Sistema Faeb/Senar