
Os programas de certificação ambiental são organizados pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abapa)
Os programas certificadores Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e o Better Cotton Iniciative (BCI) já abriram os trabalhos para a adesão dos produtores de algodão baianos. Os programas são desenvolvidos pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abapa).
A entidade organizadora, ao divulgar a abertura do prazo, fez um pedido para os produtores fazerem a adesão. Segundo a entidade, a certificação ajuda a melhorar os processos dentro da unidade produtiva e contribui para manter o país na liderança mundial em produção de algodão responsável.
O programa
Com objetivos de organizar e fortalecer a atuação socioambiental dos produtores por meio da garantia dos padrões de qualidade e segurança em diversos aspectos, o Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR)nasceu em 2012.
Já o Better Cotton Inciative (BCI) é uma entidade de ação global que tem como missão melhorar a produção de algodão no mundo, lastreada nos princípios socioambientais e com foco no retorno dos investimentos ao produtor.
Ambas as certificações incentivam as boas práticas de gestão e são rigorosas no que tange ao cumprimento das leis e aspectos sociais, ambientais e trabalhistas, sendo verificados 224 itens em um check list junto aos produtores de algodão.
Aos interessados, é possível obter mais informações sobre a certificação e solicitar a adesão através do site oficial da Abapa: abapa.com.br.
Fonte: BNews Agro