Depois de passar por várias cidades, o projeto Viva a Feira e Feira Segura, uma parceria do Sistema Faeb/Senar com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, chegou a mais três municípios baianos. Agora foi a vez de Lafaiete Coutinho, Marcionílio Souza e Aramari sediarem as ações de treinamento e capacitação dos comerciantes locais, sob os aspectos de higienização, embalagem, acondicionamento e comercialização dos produtos nas feiras livres das cidades.
O objetivo é conscientizar os feirantes sob o uso de luvas, toucas, máscaras e utensílios corretos, capazes de proporcionar maior segurança aos vendedores e aos consumidores, durante a comercialização e o consumo dos itens. A iniciativa, implantada durante a pandemia, segue auxiliando os feirantes sobre o distanciamento social e a lavagem correta das mãos e dos produtos até a embalagem e etiquetagem adequadas. As medidas, entretanto, permanecerão mesmo depois que o período de restrição passar.
Para além da segurança na aquisição de produtos com procedência de origem e manejo, entre os resultados alcançados está a organização dos espaços, que se tornaram mais limpos e agradáveis para serem frequentados. Os feirantes receberam treinamentos do Senar Bahia e todos seguiram as recomendações determinadas pelo Ministério da Saúde.
Nas capacitações a instituição orientou todos os participantes sobre o distanciamento social entre as barracas, feirantes e clientes; a higienização no ambiente de comercialização dos produtos; os cuidados pessoais que cada feirante deve manter com o atendimento ao público; o uso das máscaras de tecido e do álcool em gel; o acondicionamento correto das frutas, verduras, hortaliças e de todos os produtos comercializados, entre outras atividades.
O projeto contou com o apoio das Prefeituras Municipais e das Secretarias de Agricultura. Centenas de pessoas passaram pelos locais onde estavam sendo comercializados os produtos e os clientes aprovaram a iniciativa da campanha.
Ascom Faeb/Senar