Produtores rurais de oito cidades do seminário baiano vão ter a chance de aumentar a produtividade e a rentabilidade em suas propriedades rurais por meio de capacitação técnica gratuita oferecida por profissionais capacitados do programa Pro-Senar Leite. A ação, que faz parte de um Plano Piloto pensado pela Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite para a região, abre, inicialmente, duas turmas nas cidades de Ipirá e Queimadas.
Nessa quarta-feira (8), em Ipirá, 20 produtores rurais serão apresentados às técnicas disseminadas pelo programa, como o preparo adequado do solo; produção de alimentos para manejo nutricional dos rebanhos; controle sanitário; e reprodutivo e a implantação de novas tecnologias nas propriedades. Já no dia 13, a capacitação começa na cidade de Queimadas.
O Plano Piloto será implementado também nos municípios de Ruy Barbosa; Marcionílio Souza; Baixa Grande; Santa Luz; Valente; e São Domingos. Além do programa de assistência técnica, outras ações foram pensadas para região.
Além do Sistema Faeb/Senar, SDR e Seagri, também fazem parte da Comissão o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-BA); Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite); Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan); Secretaria da Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS); Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Associação Baiana dos Supermercados (Abase); Associação Brasileira dos Criadores de Girolando; Bahia Leite; Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste); Universidade Federal da Bahia (Ufba); Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb); Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb); Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite); e Sindi-BA.
Pro-Senar Leite
O programa é focado na melhoria de produtividade e aumento da rentabilidade do negócio rural, promovendo a formação profissional do produtor e do trabalhador rural e difundindo tecnologias através da assistência técnica.
O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva, além de promover o desenvolvimento econômico e social da família do campo. Para isso, o Pro-Senar Leite tem como estratégia de ação o trabalho junto às propriedades rurais, durante dois anos, através de quatro pilares fundamentais: profissionalização tecnológica, gestão rural, produção assistida e promoção social.
Fonte: Ascom Sistema FAEB