Nas primeiras ações do projeto Viva a Feira e Feira Segura, com a parceria do Sistema Faeb/Senar e o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), três cidades baianas receberam a iniciativa neste último final de semana. Sábado, dia 25, nas cidades de Itajuípe e Santo Antonio de Jesus, os feirantes, já capacitados pelo Senar Bahia, comercializaram os seus produtos, obedecendo todas as recomendações do Ministério da Saúde, cumprindo o distanciamento social, as práticas de higiene e oferecendo aos consumidores produtos de qualidade, embalados individualmente.
No domingo, 26, foi a vez de Itabuna, onde os feirantes também foram capacitados para seguir as mesmas normas e padrões sanitários de saúde e higiene. Os feirantes receberam treinamento de Técnicos e Consultores prestadores de serviço do Senar Bahia, além de um kit com touca, luvas, máscaras e itens imprescindíveis de prevenção ao coronavírus.
Dona Maria Lúcia, feirante em Santo Antonio de Jesus agradeceu o apoio recebido através do Senar Bahia e declarou: “Não existe idade para aprender. O treinamento me ajudou muito no atendimento com os meus clientes. Entendi a maneira certa de como devo higienizar os alimentos antes das vendas”, disse.
Em Itabuna, a comerciante Anália Márcia dos Santos, falou: “A Feira Segura e Viva a Feira trouxe para mim um conhecimento muito bom, com todas as informações necessárias de como preservar a nossa saúde e a de nossos clientes. Parabéns ao Senar Bahia pelo projeto e pelo treinamento que nos deu”.
No município de Itajuípe, a feirante Mycilene Silva Costa, ficou bastante feliz com o treinamento e pontuou: “Graças a esse aprendizado, soube comercializar os meus produtos com a qualidade e a higienização correta”.
A Viva a Feira e Feira Segura continuará no próximo final de semana na cidade de Almadina, com a participação estimada de 60 feirantes, que também já foram treinados pelo Senar Bahia. Os próximos municípios à serem contemplados serão Gandu e Itamaraju.
Fonte: Sistema Faeb/Senar