Para mostrar o olhar do artesão ao novo momento imposto pela pandemia do novo Coronavírus, o Sebrae lançou, na tarde desta terça-feira (8), em evento online, a publicação “Máscaras Artesanais pelo Olho do Artesão – Reinvenção do Artesanato Referência da Bahia em tempos de COVID-19”. A publicação é uma iniciativa do projeto Artesanato Referência Bahia Original do Sebrae, que conta com a parceria do Sistema Faeb/Senar.
Em um contexto de uma sociedade envolvida em uma pandemia, o artesanato, por meio das máscaras artesanais, se coloca como uma alternativa viável de conectar pessoas para poderem realizar tarefas simples do dia a dia.
De acordo com Tatiana Martins, coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Bahia, a publicação chega em um momento de reinvenção dos artesãos baianos, contribuindo ainda para o registro histórico.
“O artesanato é uma arte milenar e hoje, em 2020, em plena pandemia, o artesão está produzindo um artefato para vencermos este momento. É um registro do artesanato da Bahia neste momento da história. Um dia, netos e bisnetos dos artesãos poderão acessar o artesanato em tempo de COVID-19”, afirmou durante o evento.
O propósito da publicação também reflete a conscientização de que as máscaras têm sido uma aliada importante da população em geral como barreira física de propagação do COVID-19. Neste aspecto, as diversas releituras e interpretações dos artesãos ganham uma maior amplitude no sentido de reforçar a identidade cultural da Bahia.
Para o superintendente do Sebrae Bahia Jorge Khoury, a publicação mostrou todo o potencial dos artesãos, que seguem firmes mesmo em tempos desafiadores.
“Nessa coletânea, os artesãos baianos, mais uma vez, mostraram o seu potencial. O grupo cujo as peças estão expostas nesta publicação revela que é possível contar uma história de valor, sendo empreendedor e inovador”, escreveu na publicação.
A publicação está disponível neste link.
Atendimento aos artesãos No ano de 2020, o Sebrae Bahia atendeu 80 artesãos da capital e interior, oferecendo mais de 1.800 horas de consultoria via canais digitais e telefone. Além disso, a entidade realizou ações de conscientização, produção e comercialização de máscaras artesanais, com o registro histórico da publicação.
Ainda em relação às ações de atendimento aos artesãos durante a pandemia, foram vendidas cerca de 20.000 máscaras, sendo 4.000 delas doadas e 500.000 produzidas por meio de edital. A ação movimentou mais de R$ 130 mil em vendas diretas e mais R$ 500 mil através do edital.
“O Artesanato Referência da Bahia, por meio do investimento em capacitações nas diferentes áreas (design, gestão, mercado), tem se colocado num patamar de valorização que potencializa sua identidade cultural. Dessa forma, a peça se torna ainda mais atrativa e qualificada, e o artesão melhora sua capacidade produtiva, ganha mais competitividade no mercado e, conceitualmente, imprime valor à sua entrega”, completou Khoury.
Para mais informações e conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin, e faça parte do canal no Telegram, que pode ser acessado pelo link t.me/sebraebahia.
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia