Sistema FAEB

Queijos produzidos na Bahia são premiados em concurso nacional

A terra do acarajé e do dendê é também produtora de bons queijos. A Bahia se destacou no VI Prêmio Queijo Brasil, que aconteceu semana passada em Blumenau, interior de Santa Catarina. Concorrendo com quase mil queijos de 199 cidades de 18 estados brasileiros, a Bahia ganhou onze medalhas, sendo quatro de prata e sete de bronze, pela fabricação de diferentes variedades, desde o muçarela até o queijo maturado no vinho e queijo coalho com charque, uma inovação para o paladar dos jurados.

O Senar Bahia teve um papel fundamental no auxílio aos produtores vencedores para alcançarem esse resultado. Isso se deve ao fato de que todos os participantes da competição foram atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial, conhecido como ATeG Agroindústria. Através desse programa, os produtores foram capacitados e orientados pelos consultores técnicos em boas práticas de fabricação e gestão adequada. Além disso, em alguns casos, o Senar Bahia colaborou para que as Agroindústrias obtivessem o selo de inspeção, visando expandir seus mercados. Nesta edição, concorreram laticínios instalados no Extremo Sul baiano e também no Centro-Norte do Estado, cada um com suas peculiaridades.

De acordo com o gerente de programas do Senar Bahia, Gabriel Menezes, o prêmio é o reconhecimento de que a Bahia também produz queijos de qualidade. “O estado é um celeiro produtivo, com importantes bacias leiteiras era natural que se destacasse também nesta cadeia, assim como vem se destacando em outras. Neste sentido, a ATeG é um divisor de água na vida dos produtores atendidos. Fazendo jus ao slogan, onde tem ATeG tem resultado”, avaliou.

Para ele, a diversidade dos produtos que concorreram evidencia a pluralidade do território baiano, mas, sobretudo, a capilaridade do Senar Bahia em chegar tão longe e atender a tantos produtores, levando conhecimento técnico e gerencial à pequenas propriedades e, neste caso, a agroindústrias que precisam deste apoio.

Conheça a relação dos premiados:

Produtor: Gilmar Souto

Município: Itanhém

Laticínio Maravilha

Queijo muçarela

1 medalha de bronze

Produtor: Sérgio Lopes

Município: Vereda

Laticínio Recanto do queijo

Queijo Bahia

1 medalha de bronze

Produtor: Reginaldo Teixeira

Município: Medeiros Neto

Laticínio E3M

Queijo muçarela

1 medalha de bronze

Produtor: Gilvando Amaral

Município: Itanhém

Laticínio vista longa

Queijo muçarela

1 medalha de bronze

Produtor: Nilton Soel

Município: Medeiros Neto

Laticínio 3G sabores

Queijo muçarela

1 medalha de prata

Produtor: João Campos

Município: Santanópolis

Queijaria e Laticínio Licurizal

2 medalhas de prata

Queijo maturado

Queijo de coalho maturado com fungo

Produtor: Jailton Tavares

Município: Riachão do Jacuípe

Laticínio Tanque Grande

1 medalha de bronze

Queijo Cajarana (maturado)

1 medalha de prata

Queijo Lua Cheia (maturado no vinho)

Produtor: Leonardo Mello

Município: Dom Macedo Costa

Laticínio Dom Queijo

2 medalhas de bronze

Queijo Jaguaripe

Queijo de Coalho com Charque

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress