Os três participantes que se destacaram na etapa estadual do CNA Jovem na Bahia foram anunciados nesta sexta-feira (26), na sede do Sistema Faeb, em Salvador. O engenheiro agrônomo de Teixeira de Freitas, Renan Dalmaschio Reisen; a médica veterinária de Itaberaba, Claudineia Mendes; e o engenheiro agrônomo de Barreiras, Ariel Zancanaro, foram os selecionados e vão participar da etapa nacional, em Brasília. O anúncio aconteceu durante a Edição Especial do CNA Jovem realizada pela Bahia, de forma pioneira, que reuniu participantes da edição estadual 2018 e egressos de 2014 e 2016.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Senar Brasil criaram o programa CNA Jovem com o objetivo de desenvolver novas lideranças para o campo e para o País. Voltado para jovens com idade entre 22 e 30 anos, o programa prepara pessoas do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário.

“Esses jovens, que são antenados com os acontecimentos do mundo moderno e as inovações tecnológicas da era digital, podem dar contribuição extremamente significativa para desenvolvimento, renovação e fortalecimento do segmento agropecuário e também para a modernização e sustentabilidade do nosso sistema sindical. Nós queremos fazer desse momento uma prática durante o ano e não vamos ficar só nesse evento de hoje. Já estamos pensando em estratégias com nossa equipe de trabalho junto a esses jovens, para que essa discussão também aconteça em outras regiões do nosso estado”, destacou o presidente da Federação da agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda.

Uma das selecionadas para a etapa nacional, Claudineia Mendes, falou sobre a experiência de participar do programa. “O CNA Jovem traz grande enriquecimento pessoal e profissional, devido a oportunidade de compartilhar experiências com jovens de diferentes regiões do estado, conhecer outras realidades, já que a Bahia possui uma grande diversidade na agropecuária. Estou muito feliz por ser uma dos selecionados para a etapa nacional e minha expectativa agora é estar ainda mais atuante no setor começando pelo meu município, mobilizando o trabalho em grupo pelos produtores, para viabilizar o sistema produtivo”, explicou.

Também selecionado para a etapa de Brasília, Renan Reisen acrescentou que “o jovem tem um papel imprescindível na renovação e fortalecimento do setor agropecuário. Dar oportunidade de formação e compartilhamento de conhecimento para essas pessoas é preparar e fortalecer a sucessão familiar no campo”, ressaltou.

Pioneirismo – A coordenadora do CNA Jovem na Bahia, Daniela Lago destacou que “a regional sempre teve o desejo de fazer um trabalho com os jovens que participaram das etapas anteriores do programa. Realizamos essa edição para discutirmos os desafios do Sistema Faeb/Senar para o futuro, aproveitando toda a criatividade desses jovens na formulação de ações inovadoras”.

A coordenadora Técnica do Senar Brasil, Fernanda Nonato, destacou a iniciativa baiana. “O Senar Bahia entrou em contato conosco e pediu nosso apoio para que pensássemos juntos numa forma de dar continuidade, para que essa rede que está sendo montada no estado, com jovens com grande potencial de liderança não se perca. Iniciativas como essa são importantes para que eles possam se engajar cada vez mais e trazer ideias inovadoras para a sustentabilidade do nosso Sistema”.

O instrutor do Senar Brasil, Ricardo Martim, coordenou a parte pedagógica do encontro, e trabalhou com os jovens uma metodologia chamada Sprint, desenvolvida pelo Google. “O método foi utilizado para que os participantes pudessem pensar soluções inovadoras para o sistema sindical da Bahia, visando oferecer melhores serviços tanto para o setor produtivo quanto para a sociedade de modo geral”, ponderou.

Etapa nacional

Na etapa nacional o jovem será estimulado a construir e planejar sua trajetória de liderança em uma de cinco dimensões: sindical, institucional, política, empreendedora e acadêmica. Essa etapa se encerra com a escolha dos vencedores pelos próprios participantes, o que legitima o papel e o projeto de liderança dos escolhidos junto a seus pares.

O jovem que participa do CNA Jovem tem a oportunidade de realizar trabalhos e discussões de grande relevância para o Brasil e tem acesso às lideranças de referência no cenário socioeconômico de País.

Fonte: Ascom Sistema FAEB