Realizada na última terça-feira, 07, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM a reunião regional do Núcleo 8 do Programa Despertar, que tem como objetivo alinhar as ações do Programa nos municípios, avaliar o Plano de Ação e realizar o acompanhamento do Programa.
O encontro reuniu coordenadores das cidades de Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Barreiras e Cotegipe que fazem parte do Núcleo 8 do Programa.
Durante o dia, os coordenadores apresentaram os seus planos de ações, e após foram realizadas atividades práticas com base no plano e oficinas de intervenções pedagógicas.
De acordo com a analista técnica do setor de promoções sociais do SENAR, Amanda Bastos, o Programa Despertar acontece no SENAR Bahia em parceria com as prefeituras dos municípios, através das secretarias de educação que realizam ações socioambientais com a metodologia do Programa.
“O Programa atende hoje no Estado, 72 municípios divididos por núcleos, o núcleo do Oeste da Bahia (núcleo 8) atende as cidades de Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Barreiras, Cotegipe e Bom Jesus da Lapa. Periodicamente nos reunimos para acompanharmos o plano de ação e realizações das ações em cada cidade, sanar dúvidas e trocarmos experiências. O encontro no SPRLEM que recebeu os demais municípios foi bastante produtivo”, destacou.
A coordenadora do Programa Despertar de Luís Eduardo Magalhães, Edineia Soares, destacou que a reunião do núcleo foi muito importante, com bastante aproveitamento. “Através destes encontros podemos apresentar o trabalho que realizamos em nosso município e também trocar experiências com as colegas de outras cidades, essas reuniões são bem proveitosas e gratificante”, falou, Edineia.
Sandreane Mattos, coordenadora do Programa Despertar na cidade de São Desidério, afirma que a reunião de núcleo é de suma importância, pois é o momento de socializar as experiências de cada município, como também o momento para os coordenadores municipais se encontrarem e discutirem novas propostas para o andamento do programa.
“Essa primeira reunião de núcleo de 2018, trouxe-nos um estudo mais avançado sobre o plano de ação do programa com base em oficinas abordando os eixos, para assim então identificarmos as ações no decorrer do ano letivo. Uma das discussões mais pertinentes foi sobre o currículo, pois há de se pensar que a nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC está aí, e esse é o ponto de partida para a construção do currículo de cada município, embasado no trabalho interdisciplinar da Educação Ambiental”, destacou Sandreane.
Programa Despertar
O Programa Despertar vem ampliando o papel social do Senar Bahia, com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, em busca de alavancar mudanças de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental. O programa atende aos alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas transversais: meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. Assim, o Despertar forma crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania.
Fonte: Ascom SPRLEM