A diretoria do Sistema Faeb se reuniu nessa sexta-feira (17), com os presidentes dos Sindicatos do Produtores rurais das regiões sul e baixo sul do estado, no município de Ibirapitanga. O encontro faz parte do ciclo de reuniões regionais itinerantes realizadas pelo Sistema em todas as regiões do território baiano. Na pauta, as demandas do segmento agropecuário com a peculiaridade de cada local; a necessidade de modernização do sistema sindical; o alinhamento das ações de capacitação do Senar Bahia no meio rural, que acontecem através dos sindicatos rurais; entre outros assuntos.
“Nós dividimos o estado em cinco regiões e estamos indo em cada uma delas, porque entendemos a importância desse diálogo com os municípios, por meio dos sindicatos. É nos municípios que as ações do nosso sistema acontecem, onde as políticas públicas voltadas para o campo se desenvolvem, então, estamos aqui para somar forças e buscar a melhor forma de superar os entraves locais do segmento”, ressaltou o presidente da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda. Ele destacou ainda que “o sistema sindical passa por um dos momentos mais importantes de sua história e nós precisamos estar prontos para esse período de transformação, de reinvenção. Os produtores que contribuem para a manutenção do nosso sistema têm que ser os grandes beneficiados por nossas ações”, disse.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibirapitanga, Antônio Almeida, chamou a atenção para a importância de fortalecer o Sistema Faeb/Senar/Sindicatos e de mostrar aos produtores a necessidade de ter uma representação. “Neste novo momento, os sindicatos precisam estar ainda mais atuantes e próximos dos produtores. Precisamos mostrar nossas ações para eles. Estou certo de que com um sistema sindical forte a agropecuária da Bahia só tem a ganhar”.
Humberto Miranda mostrou para os presidentes o documento elaborado pela Federação e entregue aos candidatos ao governo do Estado, em evento realizado em Salvador, pela Faeb, Fieb e Fecomércio. “Nós, do setor produtivo, nos unimos e levamos para os candidatos as demandas dos principais setores da economia – agropecuária, indústria e comércio. Nesse encontro já conseguimos que eles assumissem o compromisso de desenvolver uma comissão de discussões de políticas públicas para o estado, que vai contar com a participação das federações”.
No período da tarde, a equipe técnica do Senar Bahia apresentou as diretrizes para desenvolvimento do Planejamento Anual de Trabalho do Senar (PAT). O objetivo é planejar as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) da instituição, realizadas em parceria com os sindicatos, para 2019.
Estiveram presentes na reunião os sindicatos de Gandu, Barro Preto, Gongogi Itagibá, Mutuípe, Ibirapitanga, Camamu, Uruçuca, Barra do Rocha, Buerarema, Canavieiras, Nazaré, Ubatã, Santa Luzia, Ipiaú, Coaraci, Camacan e Ibicaraí.
Do Sistema Faeb, o encontro também contou com a participação da superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães; do vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Federação, Guilherme Moura; do vice-presidente Administrativo e Financeiro da Faeb, Edson Diogo Moniz; do assessor Jurídico da Federação, Carlos Bahia; do gerente Técnico do Senar Bahia, Rui Dias; do gerente de Programas, Carlos Rio; do assessor Regional do Senar Bahia, Gilson Liberato; além de técnicos do Sistema.
Fonte: Ascom Sistema Faeb