"Precisamos começar essa transformação que tanto queremos para o nosso país no âmbito dos municípios, organizando o segmento agropecuário através dos sindicatos rurais". Essa foi a afirmação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Humberto Miranda, durante a reunião regional com os Sindicatos dos Produtores Rurais do extremo sul do Estado, realizada nessa quinta-feira (23), em Eunápolis. “Vocês, presidentes de sindicatos, são lideranças municipais e precisam estar engajados nas discussões sobre a agropecuária local, dialogando com prefeitura, secretarias da agricultura, meio ambiente, buscando parcerias e melhorias para o segmento”, completou Miranda.
O encontro contou com a participação do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Junior; do diretor geral do Senar Central, Daniel Carrara; e do superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi. O presidente da Confederação falou sobre o direcionamento das ações do Sistema – CNA, Senar e Federações – que tem em sua base os sindicatos rurais. Ele ressaltou a necessidade de assumir uma nova postura junto à classe produtora. “Precisamos dialogar com o produtor rural, saber dos anseios, necessidades e demandas de cada região do Brasil. Nós queremos oferecer um serviço de qualidade para aquele produtor que acredita no nosso trabalho e tem que ser atendido por nós”.
A presidente do Sindicato de Eunápolis, Eliane Meneses, que recebeu o encontro em sua sede, deu as boas-vindas aos participantes e explicou como acontece a atuação de representação do produtor na região. “Fazemos uma gestão compartilhada com todos os sindicatos da região e trabalhamos para os produtores que contribuem para a manutenção do nosso Sistema. Também sou produtora rural, sei dos desafios e dificuldades enfrentadas aqui, e atuamos buscando o apoio da CNA e da Faeb para solucionar os problemas do extremo sul”.
Ao falar sobre o atendimento aos produtores que contribuem com o Sistema, Daniel Carrara reforçou que "a nossa filosofia hoje no Senar é a reciprocidade, e a nova missão é assistência técnica e gerencial".
Bruno Lucchi, da área técnica da CNA, destacou algumas conquistas do setor rural do país, que tiveram a participação decisiva da Confederação em Brasília, a exemplo da renegociação de dívidas dos produtores regulamentada pela Lei 13.340.
Durante a reunião, também foi realizado o alinhamento das ações para 2019, a exemplo dos programas de Formação Profissional Rural e Assistência Técnica oferecidos pelo Sistema Faeb, com o apoio dos sindicatos. A equipe técnica do Senar Bahia apresentou as diretrizes para desenvolvimento do Planejamento Anual de Trabalho do Senar (PAT).
Estiveram presentes os presidentes e mobilizadores dos Sindicatos de Itanhém, Medeiros Neto, Prado, Itamaraju, Belmonte, Itapebi, Itabela, Mucuri, Teixeira de Freitas, Lajedão, Ibirapoã, Guaratinga e Porto Seguro.
Do Sistema Faeb, o encontro também contou com a participação da superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães; do vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Federação, Guilherme Moura; do assessor Jurídico da Federação, Carlos Bahia; do gerente Técnico do Senar Bahia, Rui Dias; da coordenadora de Programas da região, Ellen Santos; além de técnicos do Sistema.
Fonte: Ascom Sistema FAEB