Sistema FAEB

Saiba o manejo correto de plantas que pode aumentar a produção de Cacau

 

O Governo do Estado lançou, na última quarta-feira (30), um vídeo educativo destinado aos produtores de cacau, apresentando instruções sobre o manejo de plantas exóticas na cabruca, visando a aumentar a produtividade do cacau. O material foi inspirado nas informações do Decreto Estadual 15.180 de 02/06/2014 e da Portaria Conjunta SEMA/INEMA nº 03, de 16/04/2019.

O assessor especial da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), Thiago Guedes, falou sobre as espécies de árvores que não são nativas da Mata Atlântica. “Ou seja, são consideradas espécies exóticas e podem ser retiradas sem precisar de autorização prévia dos órgãos responsáveis, como por exemplo, eritrinas, jaqueiras, seringueiras e cajazeiras”, disse.

Guedes ainda reforçou que para aumentar a produtividade no cacau é fundamental fazer o manejo correto, que inclui uma série de práticas, como fertilização, poda e manejo da sombra e da luz. “Afinal, o excesso de sombra pode causar queda drástica da produtividade”, explicou.

A produção das imagens foi realizada através de parcerias entre a Secretaria Estadual da Agricultura, Associação Nacional Das Indústrias Processadoras De Cacau (AIPC), Sistema Faeb/Senar, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Instituto do Meio Ambiente, Ceplac, Centro de Inovação do Cacau e Ministério Público.

Fonte: Bnews

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress