Moradores do distrito do França, na zona rural de Piritiba, participaram, nesta sexta-feira (8), da segunda etapa dos programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, que leva atendimento eletivo à população do campo. A iniciativa proporciona mais comodidade à comunidade, que não precisa se deslocar até a sede do município para passar por consultas médicas e exames específicos. A ação deriva do Programa Município Parceiro, executado em conjunto com a Prefeitura e o Sindicato dos Produtores Rurais, levando serviços nas áreas social, educação e saúde.

Ao todo, mais de 180 pessoas foram atendidas. Na primeira etapa, 112 homens realizaram o exame de PSA e 70 mulheres fizeram o Papanicolau. Destas 62 foram atendidas na cota do Senar e 8 na cota da Secretaria de Saúde do Município. Já na segunda etapa foi realizada a entrega de resultados seguida da consulta com especialista. Dois médicos urologistas realizaram o exame do toque retal no público masculino (procedimento para prevenir o câncer de próstata). Os casos suspeitos foram encaminhados para a regulação do município.
Entre os serviços realizados também estavam procedimentos odontológicas, testes rápidos de dengue, atualização da carteira de vacinação e palestras de conscientização. Foram contabilizados 540 testes rápidos (sífilis, HIV, hepatite B e C), 183 verificações de Pressão Arterial, além da atualização de cartão de vacinação.


“Este é, sem dúvida, um dos programas mais importante do Senar Bahia, cujo objetivo é disponibilizar atendimento ao homem e à mulher do campo na sua própria comunidade, sem que eles precisem se deslocar ou esperar meses por um agendamento. Aqui, eles são atendidos por especialistas e encaminhados diretamente para os procedimentos necessários, encurtando o tempo entre os sintomas e o diagnóstico e, consequentemente, o início do tratamento, se for o caso. Os programas Saúde do Homem e da Mulher Rural proporcionam atendimento rápido, digno e eficaz à população da zona rural”, salientou o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, que citou, ainda, a telemedicina como uma alternativa eficaz.


Emocionado, o prefeito Samuel Santana falou da importância da parceria. “Agradeço imensamente ao Senar, na pessoa de Humberto Miranda, a quem tenho muita admiração e gratidão. Ver esse olhar cuidadoso com a população de Piritiba oriunda do nosso vizinho de Miguel Calmon é algo que me emociona profundamente”, disse.


O ato contou com a presença da vice-prefeita Leandra Belitardo; dos secretários de Saúde, Educação e Assistência Social, Antônio Marcelino; Dilmara Lopes e Tirza Gomes, respectivamente; do vereador Rodrigo Rios; da coordenadora da Saúde Bucal, Jordana Queiroz; da coordenadora da Atenção Básica, Rafaela Sampaio; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Piritiba, Osmailson Araújo; e da coordenadora pedagógica do Senar, Jaqueline Enrico.