O projeto Feira Segura e Viva a Feira tem a finalidade de adequar as feiras livres, respeitando todas as recomendações do Ministério da Saúde. A ação segue com a distribuição de barracas padronizadas, kit´s contendo máscaras de proteção, avental, álcool em gel e materiais de divulgação com explicações sobre os cuidados que os feirantes devem manter no atendimento de seus clientes. No decorrer da semana, já foram atendidos pelo projeto, os municípios de Tanquinho, Ituberá, Mucuri, Araci, Serrinha e Boa Vista do Tupim. A ação prevê atingir 200 municípios na Bahia, sempre com o foco na reorganização das feiras livres e também em mercados municipais.

O projeto é realizado pelo Governo do Estado/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Sistema Faeb/Senar, que vem garantindo aos feirantes treinamentos, com os instrumentos técnicos necessários à manutenção do funcionamento das feiras livres, respeitando todos os protocolos de higiene e limpeza.

Em Boa Vista do Tupim, a feirante Maria Luiza da Silva, falou sobre o treinamento do Senar Bahia. “Através da capacitação, aprendi a fazer as embalagens certas para os produtos, mantendo a limpeza e higienização adequada para atrair a clientela”. Ainda no município, a feirante Laureane Souza de Azevedo, declarou a sua satisfação com o projeto. “Só tenho a agradecer pelo aprendizado. Também foi através treinamento do Senar Bahia que agora atendo meus clientes com todos os cuidados de limpeza, lavando sempre às mãos e usando o álcool em gel corretamente”.

Na feira em Mucuri, o feirante Iran Souza, falou sobre a importância do distanciamento social na ação. “Quanto mais nos prevenirmos, melhor para nós feirantes e para a população”.  Em Ituberá, Hilda de Jesus Boaventura ficou grata ao trabalho realizado pelo Governo e pelo Senar Bahia. ”Agradeço a oportunidade de ter essa experiência de vendas de uma forma diferente. Na próxima feira faremos ainda melhor porque já aprendi todas as habilidades de atendimentos com os nossos clientes” .

A agricultora familiar e feirante, Cleonildes Souza Cruz, destacou o treinamento do Senar e os protocolos de higiene e limpeza, fundamentais para a realização da feira. “O treinamento foi muito importante porque estamos vivendo um momento muito difícil. Precisamos comercializar os nossos produtos e essa capacitação realmente serviu para nos ensinar a higienização correta dos produtos e com isso garantir não somente a nossa segurança, como também a de nossos clientes. O que estamos comercializando hoje, são produtos cultivados por nós e isso só vem a agregar as nossas atividades”.

As próximas feiras acontecerão nos municípios de: Una, Mundo Novo e Itanhém.