O município de Jeremoabo recebe nesta sexta-feira (20), a primeira edição do Seminário de Apicultores do Semiárido Baiano (Semapis), no Parque de Vaquejada Antônio Flávio, das 9 às 16h. Essa é a segunda cidade que recebe o Semapis. Na última terça-feira (17), o evento também aconteceu em Ruy Barbosa e superou as expectativas de público, com mais de 400 participantes. O seminário leva conhecimento para os apicultores da região, através de ciclo de palestras; apresentação do caso de sucesso do produtor rural Franciélio Macedo, da Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura (Febamel); e orientações técnicas, por meio de consultoria.
Nas palestras, o Seminário traz a abordagem dos temas Manejo avançado para aumento da produção, com o engenheiro agrônomo Claudenei Nunes; e Gestão e controle, métodos operacionais, produtos potenciais para exploração na região, com a engenheira agrônoma, Lana Clarton. O apicultor Franciélio Macedo também apresenta a sua experiência na atividade, que está lhe rendendo bons lucros, e fala sobre cooperativismo em sua palestra.
No próximo dia 25 é a vez de Tucano, última cidade que recebe o Semapis, na sede da Cooperativa dos Apicultores do município (COOAPIT). A realização do 1º Seminário de Apicultores do Semiárido Baiano é uma parceria do Senar Bahia com o Sebrae e apoio das prefeituras envolvidas; Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAEB); Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroecológicos do Entorno de Ruy Barbosa (Coopaerb); Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura (FEBAMEL); Sindicatos dos Produtores Rurais; Cooperativa dos Apicultores e Meliponicultores Integrados do Sertão da Bahia (Cooperapis); Associação dos Apicultores do Assentamento de Caritá; Casa do Empreendedor do Jeremoabo; e Cooperativa de Apicultores de Tucano (Cooapit).
Fonte: Ascom Sistema FAEB