
Em reunião realizada no Sindicato dos Produtores Rurais de Guanambi, o Senar Bahia apresentou os resultados do primeiro ano da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), nos perímetros irrigados de Ceraíma e Estreito, em ação do Sistema Faeb/Senar/Sindicatos, através do programa Agro Nordeste, em parceria da Anater/Senar (Mapa/CNA).
Atualmente, o programa atende 300 produtores na cidade, e aproximadamente 2 mil hectares nas cadeias de fruticultura e bovinocultura de leite. Durante este período, foram realizadas 2.401 visitas de campo e 296 de supervisão. Cada técnico apresentou um caso de sucesso, mostrando a evolução das propriedades atendidas. O produtor de manga, José Aparecido de Souza, do núcleo 3 do Estreito, atendido pelo técnico de campo do Agro Nordeste, Silvio Humberto Filho, foi um dos exemplos da transformação realizada pela assistência do Senar. No período de um ano, através das tecnologias implantadas como poda, indução floral e adubação (baseado pela análise de solo) conseguiu aumentar sua produção de 8.625 kg para 25.200kg, um aumento de 192.17%.

Estiveram presentes o presidente do Sindicato, Nelson Gomes; a mobilizadora, Elaine Guimarães; o coordenador do SENAR, Mário César; o supervisor do Agro Nordeste, Jorge Viana; o chefe de Escritório da CODEVASF – Guanambi, Hudson Caldeira; e técnicos de campo do programa.
Fonte: Ascom Sistema Faeb/Senar


