O Senar Bahia realizou treinamento com os feirantes para a realização da Feira Segura/Viva a Feira no município de Camamu, Bahia. A capacitação contou com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais local, que também esteve presente no evento. O treinamento foi realizado durante quatro dias e as turmas foram divididas para manter o distanciamento social.
As orientações do Senar Bahia seguiram as determinações de segurança e higiene, recomendadas pelo Ministério da Saúde. O instrutor prestador de serviços da entidade, Gustavo Coelho de Souza Marinho, falou sobre as dificuldades e a resistência que os feirantes tinham antes da capacitação. “No início encontramos uma turma que não tinha a visão de organização e cuidados que devem ser feitos na manipulação de alimentos, embalagens e no distanciamento social. Mas, no final do encontro, essa mesma turma estava com outra visão e se conscientizaram da importância em seguir os protocolos de combate ao coronavirus”, destacou Gustavo.
Mais conscientes, os feirantes agora estão preparados para comercializarem hortaliças, frutas e verduras, com todos os cuidados aprendidos no treinamento. A Feira Segura/Viva a Feira, é uma parceria do Sistema Faeb/Senar e o Governo do Estado/SDR, para promover feiras livres com segurança, evitando o contágio por coronavírus.
Fonte: Sistema Faeb/Senar