Após três meses de aulas teóricas e práticas, 74 jovens do município de Piritiba, no semiárido baiano, receberam, nesta sexta-feira (20), o tão sonhado certificado de conclusão, que os tornam aptos ao mercado de trabalho no setor agropecuário. Um desses jovens é Carlos Henrique de Melo, que está cheio de expectativa para usar, no campo, todo conhecimento que adquiriu em sala de aula.
“O programa abriu nossos horizontes, porque nos ensinou que o agro é porteira aberta para as oportunidades. Ele veio para nos qualificar para o mercado que mais emprega em nossa região. Então, eu quero fazer a diferença e sei que isso só é possível com o saber que eu adquirir aqui. Sou todo gratidão à Faeb/Senar e a todos os envolvidos para que esse projeto se concretizasse”, disse, exibindo seu diploma.
A cerimônia de certificação ocorreu na quadra da Escola Paulo Renato, e reuniu autoridades locais e parceiros do programa. O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, ressaltou a importância do Agro Jovem na formação de mão de obra. “As grandes transformações precisam de ideias e de pessoas. Este programa veio para transformar o cenário local, oportunizando qualificação ao principal agente transformador: o jovem”, defendeu.
“Quando a gente dá o peixe a gente garante uma refeição, mas quando a gente ensina a pescar a gente garante várias refeições, e é isso que o Agro Jovem fez em Piritiba: ensinou os nossos meninos a pescar. Espero que eles usem esse ensinamento para fazer muitas e boas refeições diárias”, disse Secretária de Educação, Dilmara Lopes, usando a metáfora para se referir à carreira profissional dos jovens.
PREMIAÇÃO
Com objetivo de fomentar o empreendedorismo juvenil, que é uma das disciplinas do programa, o Senar Bahia criou um concurso para escolher os melhores planos de negócios apresentados pelos alunos. Os grupos vencedores, Boi Sustentável e Império das Mudas, ficaram com o primeiro e segundo lugar, respectivamente, e seus membros foram premiados com notebooks e celulares, por terem apresentados em seus planos de trabalho soluções de baixo custo e grande impacto positivo pra culturas locais.
“A comissão julgadora teve muita dificuldade em escolher os dois vencedores, pois o nível dos projetos era muito elevado. Todos estavam bons, por isso deram trabalho à banca examinadora. Isso reflete o grau de envolvimento dos alunos e, claro, a contribuição do Programa em suas vidas”, ressaltou a coordenadora pedagógica do Senar Bahia, Jaqueline Érrico.
Além de empreendedorismo, os alunos tiveram aula sobre agronegócio e o potencial local; inovação, tecnologia e sustentabilidade no Agro; cooperativismo e associativismo; além de treinamentos e mentorias para a elaboração de um plano de negócio.
MUNICÍPIO PARCEIRO – O evento foi palco, ainda, para a celebração de outro importante programa a ser desenvolvido em Piritiba: o Município Parceiro. Na ocasião, o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, e o prefeito Samuel Santana assinaram o convênio que prevê o fortalecimento da economia local, através da geração de emprego e renda.
“Apenas dez municípios em toda Bahia receberão esse programa, e Piritiba está entre os dez. É um programa caro, por isso selecionado a dedo onde será executado. Ficaremos por dois anos no município parceiro desenvolvendo ações estruturantes voltadas para o aprimoramento técnico de produtores e trabalhadores rurais, por meio da adoção de novas tecnologias de produção agropecuária e do fortalecimento da gestão de propriedades rurais e agroindústrias”, pontuou Miranda.
“É uma honra para nós dizer que somos parceiros em um projeto tão importante e inovador como esse, que vai alancar a economia local, potencializando a atividade agropecuária que é tão forte em nossa cidade. Ele veio em momento oportuno para alavancar Piritiba”, observou o prefeito.
Adotando todos os protocolos de segurança, o evento também contou com a presença da vice-prefeita, Leandra Belitado; do gerente regional do Sebrae, Geronilson Pereira; do gestor do Agro Nordeste, Valdemir Matos; do representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Piritiba, Osmailson Araújo; do professor do ITPI, José Amâncio; e de Marcos Barreto e Adelmo Chaves, representando o Banco do Nordeste e o Sicoob, respectivamente.
Fonte: Sistema Faeb/Senar