Mais de 30 jovens já estão aptos a entrarem para o mercado do agro e assumirem papéis de destaque, motivando pessoas e multiplicando saberes. É o que se espera da turma piloto do programa Escola de Líderes, do Senar Bahia, criado para formar novas lideranças rurais que possam contribuir para o fortalecimento do setor agropecuário baiano. Nesta primeira edição, 31 alunos foram certificados, na última sexta-feira (30), em Juazeiro.
A programação contou, ainda, com palestras, mesa de debate, realização do seminário “Integração do Pensar, Sentir e Agir”, além de apresentação de propostas de negócios com soluções, serviços e inovações no formato de comunidade local.
Durante a formação iniciada em fevereiro, os alunos participaram de uma imersão, com encontros mensais, totalizando 32h, em uma jornada personalizada, onde foram desenvolvidos competências técnicas e comportamentais na esfera da Liderança de Pessoas; Liderança Estratégicas; Liderança de Negócios e Autoliderança, abordando todas as temáticas da atualidade que permeiam a estrutura de liderança: Mentalidade de líder e protagonismo; Inteligência emocional, gestão do conflito e influência; Líderes que inspiram e formam outros líderes; Cultura organizacional; Desdobramento estratégico, gerenciamento da rotina e tomada de decisão; Cenários de inovação para alta liderança; Estratégia ágil e indicadores; Cultura transformadora para empresa e lideranças de alta performance; ESG, entre outros.
A Escola de Líderes do Senar tem a chancela da ESPM (Escola Superior de Publicidade e Marketing), renomada instituição de ensino de São Paulo, responsável pela capacitação da primeira turma. Como ação de conclusão do Programa Escola de Líderes foi anunciado a criação da comissão Jovem do Vale do São Francisco, que tem por objetivo a promoção de liderança, empreendedorismo, inovação, representatividade e sucessão além de pensar, planejar e executar projetos integrados para o desenvolvimento do Vale São Francisco no agro.
Participaram do evento o superintendente adjunto do Senar Bahia, Edmundo Franco, que salientou a relevância do Programa para a região. Ele destacou algumas ações de fomento à preparação de jovens, a exemplo dos programas de lideranças CNAJOVEM, Faeb jovem, Agro Jovem e a própria Escola de Líderes que os tornam aptos a exercer cargos de lideranças, atuando no setor do agro.
Também estavam presentes na cerimônia gestores das empresas que possuíam jovens no programa: Labrunier; Moscamed Brasil; Mercado do Produtor; Campo Total Atacado; Gold Fruit Importação e Exportação; Expofrut Brasil Importadora e Exportadora; Fazenda Souto Agro; Grand Valle; Ibacem Agrícola; Agro Extra; IFSERTÃO; Anhanguera; Uneb e Univasf.