A fruticultura baiana tem rendido ao Estado posição de destaque nos mercados nacional e internacional. As frutas aqui cultivadas são de alto padrão, graças à combinação de solo fértil, clima propício e, claro, técnicas de manejo diferenciadas. Técnicas essas que são amplamente difundidas pelo Senar Bahia em suas capacitações e que também deram a uma instrutora da entidade um lugar de destaque.
Camila Brasil ministrou um Alinhamento em Fruticultura destinado aos técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O treinamento foi realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Vitória da Conquista e, literalmente, resultou na colheita de bons frutos para os produtores rurais e para ela, que venceu a premiação de fotos instrucionais.
“O Senar proporcionou conteúdos práticos e eficientes para os técnicos, que serão multiplicadores desta tecnologia no campo, consolidando, assim, nossa missão de contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais na área rural”, destacou Camila Brasil, segunda ganhadora do Kit Instrucional, edição de 2022.
Com o objetivo de eleger os melhores profissionais das áreas Formação Profissional Rural e Promoção Social, o prêmio, a cada ano, escolhe aqueles que se destacam em diferentes cadeias produtivas. Na semana passada, por exemplo, o Senar Bahia anunciou a vencedora do prêmio na área de apicultura.
De acordo com Bruno Assis, supervisor do Senar, os alinhamentos técnicos são fundamentais para munir de conhecimento o profissional de campo e, consequentemente, o produtor rural atendido por ele. “A Bahia é o segundo estado produtor e exportador de frutas frescas do Brasil. Capacitar a mão de obra, atualizando-a sobre as novas tecnologias e técnicas de cultivo, garante melhorias nos índices de produtividade”, pontua.
Fonte: Ascom Sistema Faeb/Senar