O Senar Bahia, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ibicoara, realizou no período de 07 a 09 de dezembro, o primeiro curso sobre “CLASSIFICAÇÃO E DEGUSTAÇÃO DE CAFÉ – BARISTA”. O treinamento aconteceu nas instalações do sindicato e estiveram presentes 12 participantes da região de Ibicoara.
Na metodologia de trabalho, o Senar Bahia seguiu as orientações das tabelas de Classificação Oficial Brasileira (COB). “A entidade garantiu o controle de qualidade da matéria prima, selecionou e classificou os grãos, proporcionou a degustação de diversos tipos de bebidas, executou os blends, a torrefação e a moagem, tudo de acordo com os protocolos e processos de embalagens", disse Bruno Assis, supervisor do Senar.
Assis também falou sobre o mercado de trabalho para esses profissionais. "Com certeza é um novo nicho para o mercado de café que se encontra em grande expansão e cada vez mais exigente. Educar o paladar é algo desafiante, principalmente para saber diferenciar cafés e pontuá-lo”, destacou.

João Franco, diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibicoara, destacou o treinamento na região: “foi muito importante para os participantes, para nosso sindicato e para nosso município. Além do conhecimento adquirido, a capacitação disponibilizou tecnologias a favor do setor produtivo, com estímulo para a implantação e o gerenciamento de uma produção mais eficiente, despertando nos participantes a experiência sensorial e a paixão pela atividade”, ressaltou.


O curso tem 100% de aulas práticas e para participar é necessário ter uma idade mínima de 18 anos. Informações entre em contato com o Sindicato dos Produtores Rurais de sua região, veja no site: www.https://sistemafaeb.org.br/wp-content/uploads/2023/07/cropped-1.png.org.br
Fonte: Senar Bahia


