Os 19 alunos do curso Técnico em Agronegócio, oferecido pelo Senar Bahia, na cidade de Gandu, encerraram mais um ciclo de suas vidas. Na noite desta sexta-feira (30), em uma cerimônia marcada pela emoção, os formandos vestiram a beca e receberam os diplomas que os habilitam a atuar no mercado de trabalho. A solenidade de colação de grau da segunda turma formada na região aconteceu no auditório do Centro de Capacitação Regional do Senar Bahia, com a presença de familiares, tutores, coordenadores e autoridades.
Jarbas Marambaia Silva, orador da turma, conta que durante os dois anos de formação, teve todo o suporte necessário da equipe do Senar Bahia para adquirir os conhecimentos. Para ele, isso foi fundamental na sua formação profissional e pessoal. “A experiência foi maravilhosa. Primeiro, porque a nossa turma é muito unida; segundo, pelo apoio do Senar, desde da coordenação aos funcionários responsáveis pela limpeza. Sem esquecer, é claro, dos professores qualificados, tanto na parte teórica quanto prática. As aulas de campo, por exemplo, foram muito importantes para o enriquecimento do curso”, afirmou.
A bióloga aposentada Helenilda Nascimento Ribeiro, que é produtora rural no povoado do Bonfim, em Valença, ficou sabendo do curso por meio de uma amiga. Em Gandu, durante a formação, pôde criar a autonomia necessária para gerir a suas produções de pitaya, cacau e guaraná. “O curso do Senar foi primordial para o entendimento da terra, porque, até então, mesmo sendo bióloga, eu trabalhava em uma área ligada à saúde. A formação pôde me dar a visão sobre a gestão da minha terra. Agora vou poder ser a consultora do meu próprio negócio”, comemorou.
Ela e seus colegas cumpriram uma carga horária de 1.230 horas que foram divididas em aulas presenciais e semipresenciais. Durante esse período, a turma foi preparada paraexecutar procedimentos que ajudam na organização e gestão de empresas agrícolas. O curso é gratuito e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
O tutor homenageado pela turma,Robson Radson, agradeceu a honraria em nome dos demais tutores e destacou “O investimento do Senar em vocês não foi pouco e por isso, todos devem honrar a Instituição. Tudo o que sabemos está em construção, portanto, vocês não poderão parar. O estudo e a pesquisa terão que ser um vício a acompanha-los o resto da vida", disse.
A superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, também participou da cerimônia de colação de grau. “Essa é a nossa sexta turma que se forma na Bahia, e sempre é especial participar desse momento, que vemos o resultado de um longo trabalho representados pela alegria e entusiasmo dos formandos, futuras lideranças do Agro em nosso estado”, pontuou.
Destacou, também, que o Presidente Humberto Miranda faz jus a homenagem recebida da turma como Paraninfo, pois, "dedicou toda a sua atenção e empenho para que este curso pudesse de fato, formar profissionais diferenciados e que fossem reconhecidos pelas suas competências em um mercado de trabalho cada vez mais exigente em busca de mão de obra qualificada", finalizou.
Daniela Lago, coordenadora pedagógica do Senar Bahia, foi uma das pessoas homenageadas durante a solenidade. Os alunos escolheram seu nome para representá-los. Para ela, a homenagem também se estende para toda a equipe que se empenha para oferecer formação de nível técnico gratuita em toda a Bahia.
“A conclusão de mais uma turma do curso técnico em agronegócio nos traz a sensação de dever cumprido e gratidão. Nesta ocasião, com a nobre oportunidade de ser escolhida como nome de uma turma tão dedicada e comprometida. Estendo essa homenagem a toda equipe pedagógica e operacional do Senar Bahia, que, com muito esforço, oferece diariamente o seu melhor em busca de grandes aprendizagens para nossos alunos”, disse.
O vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Rui Dias Souza, por sua vez, foi escolhido para ser o patrono dos formandos. “Foi com muita satisfação que recebi essa homenagem. É um orgulho muito grande representá-los. Quero desejar todo sucesso a turma. Não tenho dúvidas que eles vão se destacar na vida profissional, pelo conteúdo programático que o curso detém e pelo nível dos nossos tutores. Estão prontos para trabalhar não só na região, mas em qualquer lugar da Bahia”, ressaltou. Rui Dias representou o Presidente da Faeb e do Conselho Administrativo do Senar Bahia, Humberto Miranda, que também foi o Paraninfo da Turma.
Também estiveram presentes na solenidade, o Vice-Prefeito de Gandu, Joilson Souza Andrade; o Secretário de Agricultura do Município de Gandu, Jorge Sarmento; a Presidente da Cooperativa Agrícola de Gandu, Ana Paula Souza; o Presidente do Sindicato Rural de Gandu, Renato Dias Souza; proprietários das Fazendas que cederam para realização das aulas práticas da turma, Tiago Machado, Ydézio Reis Cabral, Marcos César Leal Souza, Maria da Glória Vasconcelos Souza e Silva, Edmilson Rocha da Silva, Juscelino de Souza Machado, Paulo Marau, Arival dos Santos Mamédio e Ricardo Henrique Santana de Souza e demais convidados.
Fonte: Senar Bahia