Foi dada a largada! A carreta-escola do Senar Bahia pegou a estrada e vai percorrer vários municípios de diferentes regiões do Estado. Nesta terça-feira (28) a Unidade Móvel de Processamento de Alimentos estacionou na Praça da Misericórdia, em Juazeiro, onde formou a primeira turma de panificação. O veículo adaptado para comportar sala de aula e cozinha industrial vai ficar na cidade até o dia 10 de março, com ofertas de cursos voltado para a cadeia produtiva da fruticultura, com foco na elaboração de doces, geleias, polpas e chips de frutas desidratadas.
Outras cidades da região Norte também receberão a visita da carreta-escola. O próximo destino será Casa Nova, no dia 13 de março. De lá, a unidade segue, ainda, para Remanso e Curaça, depois para outras regiões da Bahia, com cursos voltados para diferentes cadeias produtivas. O objetivo é potencializar a vocação agrícola de cada cidade-sede, oportunizando qualificação profissional às famílias do campo para que elas possam incrementar suas rendas, com o beneficiamento da produção agrícola.
As capacitações são totalmente gratuitas. Os interessados em fazer os cursos devem procurar a sede do Sindicato de Produtores Rurais dos municípios e inscrever-se. As vagas são limitadas e garantidas por ordem de chegada.
“O Senar Bahia comemora no próximo mês de março 30 anos de sua fundação. Do ponto de vista institucional ainda é um ente jovem, mas neste período acumulamos grandes feitos, a exemplo de mais de um milhão de atendimentos a produtores rurais baianos. Nos 417 municípios baianos tem alguém atendido pelo Senar. Agora, queremos ampliar essa atuação e, além dos produtores rurais, queremos alcançar suas famílias, proporcionando a elas conhecimento e condições de incrementar a sua renda e viver melhor”, disse o presidente da entidade, Humberto Miranda, ao comemorar a inauguração do projeto pioneiro no Brasil.
A carreta, que funcionará como cozinha-escola, foi totalmente adaptada para comportar, além de uma sala de aula, uma cozinha industrial com forno, fogão e os utensílios necessários para as aulas teóricas e práticas. A unidade conta ainda com ferramentas audiovisuais e elevador e rampas de acessibilidade.
Fonte: Sistema Faeb/Senar