Sessenta jovens do município de Juazeiro estão participando do curso de trabalhador na cultura de cana-de-açúcar do Programa Jovem Aprendiz. A aula de integração foi realizada no Centro de Excelência em Fruticultura do município na última quinta-feira, 5. O treinamento é realizado pelo SENAR BAHIA em parceria com a AGROVALE. A iniciativa, além de viabilizar a formação técnico-profissional para o mercado de trabalho, remunera os alunos com meio salário mínimo durante os dez meses de aprendizado.
A Agro Indústrias do Vale do São Francisco S.A. – AGROVALE, é uma empresa produtora de Açúcar, Etanol e Bioeletricidade. Reconhecida como uma das maiores indústrias do Estado da Bahia, a empresa se destaca no cenário sucroalcooleiro como referência em agricultura irrigada e produtividade de cana por hectare.
O programa é voltado à formação profissional de jovens oriundos do meio rural, possui uma carga horária de 960 horas divididas em três etapas do curso. O Núcleo Básico inclui 180 horas que se subdivide em sete módulos; conhecimentos específicos com 320 horas e a prática profissional na empresa 480 horas. Este último corresponde à aplicação da carga teórica em uma situação real oportunizada pela AGROVALE, focando o planejamento curricular de aprendizagem.
Lei
O Jovem Aprendiz foi lançado pelo SENAR para atender as exigências do Governo Federal – Ministério do Trabalho e Emprego, no que determina a Lei nº 10.097/2000 e consiste em preparar jovens para o mercado de trabalho em consonância com as necessidades das empresas que exploram atividades rurais e os requisitos da legislação em vigor.
Fonte: Ascom Sistema FAEB