O Senar Bahia deu início, no último sábado, à turma piloto do “ATeG do Saber ao Fazer”: Formação Técnica com Propósito. A iniciativa reuniu 26 alunos, entre egressos e estudantes a partir do 3º semestre dos cursos técnicos de Zootecnia, Agronegócio e Agricultura, para um mergulho de 40 horas de aprendizado, prática e troca de experiências.

O primeiro módulo, “Abordagem ao Produtor Rural e Fundamentos da ATeG”, foi conduzido por Lili Freitas, especialista na metodologia da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “Foi extremamente enriquecedor conhecer os alunos, produtores e sucessores, que demonstram genuíno desejo de aprender sobre a Assistência Técnica e suas diversas aplicabilidades”, destacou a instrutora.

O clima de entusiasmo tomou conta da sala. A participante Carla Piton resumiu a experiência:

“O dia de hoje foi incrível. Vivenciamos trocas valiosas, conectando os fundamentos da ATeG à realidade de cada participante e explorando seus cinco passos. Sigo motivada e confiante de que essa jornada renderá muitos frutos para todos nós.”

Durante o encontro, os alunos puderam conhecer em detalhes os cinco passos que orientam a metodologia da ATeG: diagnóstico produtivo e gerencial; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar; e avaliação sistemática de resultados.

O projeto nasceu de uma parceria entre a Gerência Técnica da ATeG e a Gerência de Educação do Senar Bahia, com o objetivo de aproximar estudantes de cursos técnicos da realidade do campo, preparando futuros técnicos de campo e empreendedores rurais. A proposta é levar para as propriedades o que há de mais eficaz em gestão, inovação e resultados, aplicando a metodologia da Assistência Técnica e Gerencial.

Esta é apenas a primeira etapa. Em breve, a experiência será levada para todos os polos de apoio presencial do Senar Bahia espalhados pelo estado.