Formar novas lideranças rurais que possam contribuir para o fortalecimento do setor agropecuário baiano. Esse é o objetivo do Programa Escola de Líderes, do Senar Bahia, que iniciou, nesta segunda-feira (28), em Juazeiro, uma turma piloto para jovens de até 29 anos.
“Entre tantos projetos e ações que temos desenvolvido esse é um dos que mais me motiva, porque estamos investindo em pessoas, que são as grandes responsáveis por promover a transformação. E o que pretendemos é isso: fortalecer os valores morais e éticos e agregar conhecimento a esses jovens que certamente serão grandes líderes dentro do segmento que mais cresce no País”, enfatizou o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda.
Segundo ele, a escola deve se estender a outras regiões do estado, com o intuito de motivar e inspirar pessoas. “Iniciar por Juazeiro tem um significado importante que é alavancar ainda mais o potencial agrícola desse município já vocacionado para a atividade, mas logo chegaremos a outras regiões”, completou.
A Escola de Líderes do Senar tem a chancela da ESPM (Escola Superior de Publicidade e Marketing), renomada instituição de ensino de São Paulo, responsável pela capacitação da primeira turma.
“Liderar é servir, inspirar, fazer junto e, sobretudo, se liderar. São essas as habilidades que vamos trabalhar nessa formação, com o olhar inclinado para o segmento”, observou Gabrielle Foletto, da ESPM.
O secretário de Agricultura do Município, Carlos Neiva, parabenizou a iniciativa do Senar. “É importante formarmos pessoas que nos ajude nessa caminhada. E é importante também perceber que liderar não é nenhum privilégio, não é algo para nos tornar orgulhosos ou vaidosos, mas é uma missão de contribuir com pessoas e ambientes. O que é um privilégio é ter essa oportunidade”, classificou.
Participaram da cerimônia de abertura o gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro; a gerente de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Daniela Lago; a diretora do Centro de Excelência em Fruticultura, Thyara Ribeiro; os presidentes dos Sindicatos Rurais de de Juazeiro, Casa Nova e Remanso, Josival Barbosa, Fernando Martins e Adriano Landin, respectivamente.