Saiu do papel mais uma grande ação do Senar Bahia, o Programa “Tratador de Equinos”, atividade que vem crescendo muito no Brasil, principalmente na Bahia. O primeiro módulo já foi lançado nas cidades de Itapetinga e Itabuna, que foram representadas, respectivamente, através das parcerias com os Sindicatos Rurais de Itapetinga e Buerarema.
Entre teorias e práticas, o programa tem o objetivo de formar profissionais de excelência com competências e habilidades para uma melhor prática da criação de equinos, aumentando os conhecimentos sob a atividade equestre, maximizando resultados e ganhos produtivos. No conteúdo do programa o Senar vai trabalhar desde a anatomia do animal, evoluindo para preparação em competições.
Para o coordenador do Senar Bahia, Leonardo Paulino, o programa vem ajudar a qualificar e multiplicar a mão de obra aumentado a geração de emprego e renda. “O Senar trabalha em sintonia com as principais demandas do produtor e mercado de trabalho. Temos o intuito de levar o Tratador de Equino para todos os municípios da Bahia ajudando a fortalecer essa cadeia que vem gerando grandes resultados.
A grade do programa vai seguir a seguinte ordem:
– Etologia e bem-estar.
– Pastagens e nutrição de Equinos.
– Manejo dos equinos e fundamentos de horsemanship.
– Noções de manejo sanitário, reprodutivo e primeiros socorros.
– Noções de podologia e casqueamento.
– Noções de adestramento básico e equitação.
– Equitação avançada; preparação e apresentação para a pista.
Fonte: Senar Bahia
,