Sistema FAEB

SENAR BAHIA leva palestra sobre Cultivo e Pastejo Direto da Palma Forrageira para a FENAGRO 2017

O quarto dia da 30ª edição da Feira Internacional da Agropecuária FENAGRO 2017 foi marcado pela realização da palestra sobre um dos temas mais discutidos quando se pensa em convivência com a seca: O Cultivo da Palma Forrageira. A palestra foi realizada pelo SENAR BAHIA e ministrada pelo instrutor da instituição, Luciano Almeida, no Parque de Exposições de Salvador, nesta terça-feira (28), no auditório ABCN (Nelore).

Utilizada como reserva estratégica, a palma tem papel fundamental para a manutenção da produção leiteira e ganho de peso dos animais. Geralmente ofertada como suplementação faz com que os níveis de energia e nutrientes continuem mantidos na alimentação dos animais, principalmente no período de estiagem, que é quando a qualidade da forragem normalmente está inferior.

Durante a palestra, o instrutor do SENAR BAHIA falou sobre as diferentes formas de ofertar desse alimento para os animais, inclusive, na tentativa de diminuir o custo de mão de obra, ele mostrou como utilizar o pastejo direto na Palma. Sabe-se que hoje o maior problema para a utilização da palma forrageira é o custo com mão de obra para cortar e ofertar o alimento para os animais, portanto, alternativas estão sendo criadas para viabilizar ainda mais esse processo.

“Sem dúvidas, a palma forrageira é uma alternativa importante para o produtor conseguir passar pelo período de estiagem, sem que sofra com a diminuição da produção em sua propriedade. Além dela, o produtor também deve pensar em outros tipos de reservas estratégicas, que melhor se adaptem na sua região, respeitando as condições edafoclimáticas específicas”, declarou o vice-presidente da FAEB e Superintendente Adjunto do SENAR BAHIA, Humberto Miranda, que esteva presente no evento.

Fonte: ASCOM Sistema FAEB

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress