Com a busca por conhecimento para lidar com a própria terra, as mulheres do campo buscam cada vez mais ocupar espaços majoritariamente masculinos. Visando contribuir com a ampliação da presença das mulheres nos diferentes espaços, o sistema Faeb/Senar realizou o treinamento de tratorista voltado 100% para mulheres.

 “A turma foi composta de produtoras rurais de diferentes faixas etárias. Entre elas, há as mulheres que desejam superar limites, outras planejam seguir na profissão, mas uma coisa é comum a todas: o desejo de agregar valor às atividades desenvolvidas em suas propriedades”, ressaltou a instrutora Amanda Barros

 O treinamento, que foi realizado na Escola Mangabeira, em Porto Seguro, no Sul da Bahia, teve como principal objetivo formar operadoras de trator agrícola, com conhecimento sobre a máquina e normas de segurança do trabalho, tornando-as mais cuidadosos e eficientes na operação, proporcionando qualidade na execução das atividades.

 “No decorrer do curso as conquistas foram notórias, com muito empenho e dedicação elas avançaram do primeiro contato com a máquina para exercer com segurança e habilidade as atividades de preparo de solo”, disse.

 

As aulas abordaram temas como o funcionamento do trator agrícola, manutenção básica da máquina, normas de segurança para operação de tratores, importância do preparo do solo, prática de manutenção, prática de operação, prática aragem e gradagem.

“Foi uma das melhores experiências que já tive. A instrutora muito bem qualificada para passar o conhecimento. Só tenho a agradecer pela oportunidade que nos deu de provar para nós mesmas que somos capazes de tudo, basta querer e agir”, afirmou Virlanea Leal.