A criação de abelhas para extração e comercialização de mel tem se revelado uma atividade rentável para algumas famílias do município de Ibicoara, na Chapada Diamantina. A atividade ainda rendeu prêmio à instrutora do Senar Bahia, Alane Santos Santana, que atende a região. Ela foi a primeira vencedora da edição de 2022 da premiação de fotos instrucionais, promovido pelo Senar Bahia, com o intuito de eleger os melhores profissionais das áreas Formação Profissional Rural e Promoção Social. Ela se destacou no processo ensino, ministrando treinamento no padrão de excelência exigido pela entidade.
Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa visa reconhecer os profissionais de ensino, levando em consideração a metodologia aplicada e os resultados da turma. Na localidade foi ministrado o Treinamento de trabalhador em apicultura básica, contando com a participação de 13 inscritos, que aprenderam como criar abelhas através de conceitos; classificação de abelhas; identificação do local para instalação do apiário; utilização correta de EPIs; técnicas de manejo das colônias; identificação das formas de obtenção de enxames; reconhecimento de florada e dos produtos apícolas; características, composição e classificação; além de colheita e beneficiamento do mel. A formação foi viabilizada pelo Senar Bahia em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ibicoara.


“O mercado de mel e própolis está com demanda crescente, tanto no mercado doméstico, quanto no internacional, e reconhecer, mediante premiação, os esforços dos instrutores em proporcionar um treinamento com qualidade técnica e metodológica demonstra o grau de perfeição na realização dos treinamentos e a preocupação em atender as demandas do produtor rural, nosso cliente”, destacou o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda
Segundo João Franco, diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibicoara, a criação de abelhas tem crescido em todo o País. A fim de fomentar a atividade e promover a capacitação dos profissionais, o Senar Bahia ofereceu o treinamento. “Esses insetos têm um importante papel na produção agropecuária, pois são responsáveis por polinizar várias espécies de plantas, além de produzirem alimentos ricos em nutrientes, como mel e própolis.
A gerente de Educação Profissional e Promoção Social, Daniela Lago, destacou que faz parte da missão do Senar promover a capacitação e o desenvolvimento da mão de obra local e de regiões circunvizinhas, especializando o trabalho no campo, garantindo a redução dos custos operacionais e criando novas oportunidades de emprego.

O Senar Bahia vai continuar a promover a divulgação nas redes sociais de cursos de Formação Profissional Rural, que demonstrem exemplos de situações exitosas na realização dos treinamentos.