O Senar Bahia realiza durante esta semana, até o próximo dia 11/12, o treinamento dos técnicos que prestarão Assistência Técnica aos produtores rurais que participarão do projeto Gestão Integrada de Paisagens no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais. O evento teve inicio com as boas vindas do gerente de programas Carlos Rio e contou com a presença da coordenadora do projeto, Bárbara Evelyn Magalhães Silva.
O FIP Paisagens é um dos projetos que compõem o Plano de Investimentos do Brasil, com financiamento pelo Banco Mundial junto à GIZ (Agência de Cooperação Alemã). O arranjo institucional do projeto é formado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
O objetivo do projeto é ampliar a adoção das tecnologias da agricultura de baixa emissão de carbono na área do cerrado para aumentar a produtividade das pastagens, por meio da capacitação e prestação de Assistência Técnica e Gerencial, e indicar caminhos e ações para facilitar a recuperação e regularização ambiental de Áreas de Preservação Permanentes (APP) e de Reserva Legal (RL) pelas propriedades rurais assistidas nas bacias hidrográficas selecionadas do bioma Cerrado, distribuídas em nove estados (BA, GO, MA, MG, MS, MT, PI, SP, TO) e no DF.
Na Bahia o projeto abrange os municípios de Baianópolis, Brejolândia, Cristópolis, Muquém de São Francisco, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.
Fonte: Ascom Sistema FAEB